Governança

A Copel é destaque em governança entre as empresas estatais do Brasil e adota as melhores práticas recomendadas por entidades nacionais e internacionais. 

Ao navegar nesse ambiente é possível encontrar assuntos relacionados aos sistemas de governança corporativa, estrutura da administração, estrutura e composição acionária, relatos anuais e de sustentabilidade, gestão corporativa, gestão de fornecedores e gestão de pessoas, bem como conhecer o referencial estratégico da Empresa por meio da missão, da visão e dos valores da Companhia, sua história e áreas de atuação.

estrutura de governança

Governança Corporativa

Um sistema de governança estruturado, com alto nível de transparência e proteção para os acionistas e investidores, está associado a custos de capital mais baixos para as organizações e é um fator crítico para decisão de investimento e consequente longevidade do negócio. 

Integridade

Os princípios que norteiam as ações de Integridade na Copel estão fundamentados nos Valores da Companhia, no seu Código de Conduta e no Pacto Global da Organização das Nações Unidas – ONU. As ações realizadas pelas áreas responsáveis estão compiladas no Programa de Integridade, cuja finalidade é o correto tratamento aos desvios éticos e de conduta e principalmente a implementação de medidas anticorrupção.

Gestão de Riscos

Risco é a possibilidade de que eventos venham a ocorrer e afetem o alcance da estratégia e dos objetivos de negócio. De acordo com o Committee of Sponsoring Organizations of the Treadway Comission (COSO), as organizações precisam definir sua estratégia e ajustá-la periodicamente, ficando sempre atendas às oportunidades de criação de valor e aos desafios que encontram ao buscá-los.

Gestão de Pessoas

Política de Gestão de Pessoas da Copel (NPC 0401) prevê que os empregados são os recursos mais valiosos da Companhia, pois sua qualificação, dedicação e engajamento são fundamentais para o sucesso dos negócios. O documento também estabelece as diretrizes para práticas efetivas de gestão à todas as empresas do Grupo Copel.

gestao-de-pessoas
inovacao

Cadeia de Valor

A Copel, na qualidade de empresa prestadora de serviços essenciais, participa de diferentes ações ligadas às políticas públicas em prol do desenvolvimento regional, nacional e no intercâmbio entre países, bem como no engajamento das partes interessadas em todas as dimensões da sustentabilidade.

Gestão da Dimensão Governança

A Copel possui um conjunto de boas práticas que visam garantir alto nível de transparência e controle da gestão dos negócios, envolvendo acionistas, conselho de administração, comitê de auditoria, auditoria externa, conselho fiscal, diretoria executiva e órgãos de fiscalização e controle com as demais partes interessadas.