Mudanças
do Clima​

A Copel, alinhada aos princípios do Pacto Global e engajada com as melhores práticas de sustentabilidade, reconhece os efeitos da mudança do clima, gerenciando suas emissões de gases de efeito estufa, buscando alternativas de baixa emissão, bem como se adaptar aos efeitos da mudança do clima. 

Em 1999, a Empresa foi pioneira no estudo da força dos ventos para gerar eletricidade no Brasil; em 2011, aprovou Agenda Copel de Mudanças Climáticas; e a Política Corporativa de Mudança do Clima está em vigor desde 2016.

A Copel entende que deve exercer um papel de protagonista no Estado e para isso, anualmente, publica suas emissões de gases de efeito estufa no registro público do Paraná, o que possivelmente estimulará outras empresas a também sentirem-se convidadas a publicar. Como reconhecimento por realizar a divulgação de suas informações voluntariamente, a Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Turismo conferiu à Copel o Selo Clima Paraná.

A Companhia estimula a pesquisa, o desenvolvimento e a inovação, buscando soluções que contemplem a adaptação à mudança do clima e a redução de emissões na operação e expansão de seus negócios.

Para crescer de forma sustentável e alinhada com as discussões acerca dos desafios relacionados às mudanças do clima, a Copel tem ampliado investimentos em fontes alternativas de geração de energia.

Agenda Copel de Mudanças Climáticas

Selo Clima Paraná
Categoria Ouro

Plano de Neutralidade
de Carbono - PNC

A Copel, empresa que gera, transmite, distribui e comercializa energia, com ações listadas na B3, na NYSE e na LATIBEX, por deliberação do Conselho de Administração, aprovou o Plano de Neutralidade de Carbono com o objetivo de contribuir com os compromissos estabelecidos no Acordo de Paris.

O Plano de Neutralidade de Carbono visa, até 2030, neutralizar a Emissão de Gases de Efeito Estufa (GEE) para os ativos que a Copel detém controle operacional (conforme conceito estabelecido na metodologia GHG Protocol), por meio da redução e compensação de emissões residuais.

O acompanhamento das metas e plano de ação será parte do escopo de trabalho do Comitê de Desenvolvimento Sustentável que foi instituído pelo novo Estatuto Social, aprovado em Assembleia Geral Extraordinária.

Perfil da
Companhia

A Copel incorpora as mudanças do clima na análise de riscos e na avaliação financeira de oportunidades, mantendo sua matriz energética predominantemente advinda de fontes renováveis e desenvolvendo tecnologias de baixo carbono e projetos de eficiência e conservação de energia.

Ativo 45-50

Gestão de Impactos de Mudanças do Clima

Os principais impactos das mudanças do clima para os negócios da Copel estão relacionados aos padrões históricos de temperatura, vento e chuva.

Gestão de Emissões e Desempenho

A Gestão de Emissões na Copel é feita por meio de monitoramento, relatório e verificação externa do inventário de GEE, conforme metodologia ABNT NBR ISO 14064-4