new window.VLibras.Widget('https://vlibras.gov.br/app');

A+

A-

Compliance

Em decorrência do alto nível de regulação do mercado de energia elétrica e do elevado grau de transparência exigido em razão da abertura de capital nas Bolsas de Valores, mesmo antes das determinações constantes nas legislações específicas, a Copel já havia instituído rigorosos mecanismos de controles internos, normativas e procedimentos que, entre outras aspectos, visam assegurar a conformidade no cumprimento de regras estabelecidas e a prevenção de atos de corrupção.

As ações realizadas passaram a ser coordenadas em conjunto a partir da criação da Diretoria de Governança, Risco e Compliance e da publicação do Programa de Integridade da Copel, no ano de 2017. A partir da organização adequada, definição de objetivos específicos e da concentração de esforços, o Compliance ganhou destaque na Companhia.

compliance

Em função da nova estrutura, nos anos seguintes foi possível implementar novas medidas e aprimorar mecanismos, que resultaram em reconhecimento de instituições de prestígio na área de Compliance:

  • Transparência Internacional TRAC Brasil
  • Empresa mais aderente à Lei das Estatais – FGV
  • Melhor governança do Brasil dentre as empresas estatais – Programa Destaque em Governança das Estatais da B3
  • Selo Empresa Pró-Ética 2018-2019 e 2020-2021.
canais denuncia

Canais de Denúncia

Na Copel, as denúncias sobre fraudes, irregularidades, orientações sobre a conduta ética e assédio moral são tratadas por diferentes canais e por processos específicos e, em todos, há o compromisso da Companhia na condução do assunto de acordo com os preceitos de cada canal.

Discriminação e Assédio

Entre os valores da Copel, previstos no referencial estratégico da Companhia, encontram-se a ética e o respeito às pessoas, que pautam as ações com as partes relacionadas e interessadas, valoriza a confiança conquistada ao longo de sua história e incentiva a consideração e a cortesia com o próximo. A empresa tem o compromisso de apoiar, proteger e preservar os direitos humanos e as relações de trabalho, adotando políticas e práticas que contribuam para este fim.

Programa de Diversidade

Comitê de Ética

O Comitê de Ética é um órgão colegiado auxiliar ao Conselho de Administração criado com a missão de contribuir para que a Companhia seja permanentemente conduzida por princípios éticos que estejam em consonância com os valores da Copel, com os princípios do Pacto Global e com os princípios da Governança Corporativa. Além disso, o Comitê é responsável por garantir a divulgação e a efetiva aplicação dos preceitos e orientações do Código de Conduta pelos empregados, administradores e contratados. 

Programa Pró-Ética (CGU)

Criado pela Controladoria-Geral da União (CGU) em parceria com o Instituto Ethos, o Pró-Ética, tem como objetivo incentivar nas empresas a adoção de políticas e ações necessárias para se criar um ambiente íntegro, que reduza os riscos de ocorrência de fraude e corrupção.

empresa-proetica 10 anos