Integridade
Os princípios que norteiam as ações de Integridade na Copel estão fundamentados nos valores da Companhia, no Código de Conduta e no Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU).
As ações realizadas pelas áreas responsáveis estão compiladas no Programa de Integridade, cuja finalidade é o correto tratamento aos desvios éticos e de conduta e principalmente a implementação de medidas anticorrupção.
Como pontos fundamentais para o bom desempenho do Programa, destacam-se o Código de Conduta e os Canais de Denúncia.
Política de Integridade
Código de Conduta
O Código de Conduta se aplica a todos os empregados (independentemente da sua função ou posição hierárquica), administradores (membros do Conselho de Administração e Diretoria Executiva), membros do Conselho Fiscal e membros de comitês estatutários, bem como a estagiários, fornecedores, prestadores de serviços e terceirizados. Este Código de Conduta abrange a Copel Holding, subsidiárias integrais, coligadas, controladas e controladas em conjunto.
Programa de Integridade
O Programa de Integridade da Copel tem por finalidade o correto tratamento aos desvios éticos e de conduta e principalmente a implementação de medidas anticorrupção adotadas para prevenção, detecção e remediação de atos lesivos à empresa, que envolvam, por exemplo, a ocorrência de suborno, propina, conflito de interesses, fraudes em processos de licitação e pagamentos, entre outros.
Compliance
Em decorrência do alto nível de regulação do mercado de energia elétrica e do elevado grau de transparência exigido em razão da abertura de capital nas Bolsas de Valores, mesmo antes das determinações constantes nas legislações específicas, a Copel já havia instituído rigorosos mecanismos de controles internos, normativas e procedimentos que, entre outras aspectos, visam assegurar a conformidade no cumprimento de regras estabelecidas e a prevenção de atos de corrupção.
Controles Internos
A Copel, sociedade de economia mista que integra a Administração Indireta Estadual, também é uma sociedade anônima de capital aberto, com ações negociadas nas bolsas de valores, sujeita ao cumprimento de um extenso conjunto de leis e regulamentos, nacionais e estrangeiros, entre eles o de constituir formalmente uma estrutura de gestão de riscos, compliance e controles internos, seguindo os critérios estabelecidos no framework do COSO 2013.
Auditoria
A auditoria é uma atividade independente que tem como objetivo a avaliação e melhoria da eficácia dos processos, do gerenciamento de riscos, controle e governança da organização.
Alinhada às melhores práticas de Governança Corporativa e determinações legais, a Copel conta com uma estrutura especifica voltada a trabalhos de Auditoria Interna e também com a avaliação externa e independente de empresa especializada em trabalhos de auditoria – Auditoria Externa.
Doação Política
Conforme previsto em lei específica, a doação política é vedada para entes públicos e pessoas jurídicas de qualquer natureza de acordo com a Lei 9.096/95.