new window.VLibras.Widget('https://vlibras.gov.br/app');

A+

A-

Ambiental

A Copel está comprometida com o desenvolvimento sustentável e preocupa-se com a preservação das áreas em torno dos seus empreendimentos, seja no perímetro urbano, no entorno de seus reservatórios ou sob as linhas de transmissão que cortam o território brasileiro. 

Ao navegar nos tópicos da dimensão ambiental é possível saber mais sobre a forma como a Companhia utiliza os recursos naturais, preserva a biodiversidade, realiza a gestão ambiental de seus empreendimentos, atua no sentido de minimizar o impacto das mudanças do clima e promove o engajamento das partes interessadas. Além disso, é possível conhecer os programas ambientais da Empresa, dentre os quais, muitos viabilizam essas ações.

Recursos Naturais

O gerenciamento de recursos naturais é fundamental para a sustentabilidade dos negócios da Copel, que tem como diretrizes principais na relação com o meio ambiente:

  • a promoção da ecoeficiência em todos os processos, visando à redução do consumo e o uso sustentável dos recursos naturais e dos serviços ecossistêmicos;
  • a mitigação dos impactos negativos e potencialização dos positivos nas suas atividades e negócios;
  • a relevância do uso consciente dos recursos naturais para minimizar os impactos das mudanças do clima na operação e expansão de ativos.

Resíduos, Efluentes, Emissões e Ruídos

Consoante à legislação, à Política de Sustentabilidade e à Política Ambiental, a Copel promove o gerenciamento dos resíduos, efluentes, emissões e ruídos oriundos da implantação de empreendimentos, operação e processos administrativos.

Biodiversidade

A Copel possui ativos em diferentes regiões do país e, por este motivo, atua em diferentes
biomas brasileiros para prevenir, mitigar, recuperar e compensar impactos oriundos de suas atividades envolve diferentes ecossistemas.

Mudanças do Clima

A Copel, alinhada aos princípios do Pacto Global e engajada com as melhores práticas de sustentabilidade, reconhece os efeitos da mudança do clima, gerenciando suas emissões de gases de efeito estufa, buscando alternativas de baixa emissão, bem como se adaptar aos efeitos da mudança do clima.