new window.VLibras.Widget('https://vlibras.gov.br/app');

A+

A-

Partes Interessadas

Partes interessadas são os entes (pessoas, organizações ou associações) que podem afetar ou serem afetados ou se perceberem afetados por uma decisão ou atividade da organização.

As partes interessadas de uma organização incluem acionistas e investidores, administradores, empregados, clientes, fornecedores e todos aqueles que mantém alguma relação com a organização, afetam ou são afetados pelas atividades e decisões.

O mapeamento destas partes interessadas é fundamental para identificar os temas materiais de uma organização, ou seja, aqueles que representam os impactos mais significativos nas esferas econômica, ambiental e social.

 

 

 

Mapeamento das Partes Interessadas

A Copel realiza periodicamente o mapeamento das partes interessadas (stakeholders) com base na metodologia da Norma AA 1000SES. Assim, as partes interessadas da Companhia identificadas no mais recente ciclo foram representados na ilustração e descritos pelo nível de relacionamento com a organização.

  •  Acionistas / Investidores: é a parte interessada responsável por prover à Copel parte de seus recursos financeiros, a partir dos quais a Companhia pode exercer suas atividades com excelência e estabilidade e, em contrapartida, demandam esforços da Companhia na geração de valor e retornos financeiros.

  • Empregados: é parte interessada que diretamente impacta e é impactada pelas operações da Companhia. São considerados os empregados próprios e terceirizados.

  • Clientes: além de influenciar na percepção e reputação dos negócios, detêm o poder de decidir sobre o modo de consumo e são a parte interessada diretamente impactada pelos serviços e produtos.

  • Sociedade e comunidades: composta pelas comunidades locais e população em geral, representa o meio ambiente e pode ser direta ou indiretamente afetada pelas operações da Companhia.

  • Parceiros e Fornecedores: parte interessada que fornece matérias-primas, serviços ou suporte técnico e cujo desempenho pode impactar diretamente a qualidade e a eficiência das operações.

  • Órgãos Reguladores e Entidades Setoriais: é a parte interessada que impacta as operações e a conformidade da Companhia por meio de regulamentos, decisões setoriais etc.

Engajamento das Partes Interessadas

Segundo a norma AA 1000SES, o engajamento de partes interessadas é o processo usado por uma empresa para envolvê-las em determinadas etapas da tomada de decisão com o propósito claro de atingir resultados acordados. Esse engajamento também é reconhecido como um mecanismo fundamental de responsabilidade, orientando empresas para envolverem suas partes interessadas no processo de identificação, entendimento e resposta a questões e preocupações de sustentabilidade, e que relatem publicamente sobre suas decisões, ações e desempenho alcançado.

O objetivo do Engajamento com Partes Interessadas é construir relacionamentos de longo prazo que agreguem valor tanto para a Copel quanto para partes envolvidas, gerando sinergias para os negócios e para as relações.

Abordagem para o Engajamento

O processo de engajamento de partes interessadas adotado pela Companhia foi baseado na norma AA 1000SES e está descrito a seguir:

Subsidiárias Integrais

As subsidiárias firmam, com a Copel (Holding), o compromisso de contribuir para a maximização do valor da Companhia de forma sustentável, o que está expresso no Contrato de Gestão entre as partes. As necessidades e a expectativas da Copel são definidas no Planejamento Estratégico, nas reuniões da Diretoria Reunida (Redir) e nas reuniões do Conselho de Administração (CAD). 

Empregados

A Companhia adota diferentes canais de comunicação para se aproximar de seus empregados, mantê-los informados, e identificar as suas necessidades e expectativas, como a Pesquisa Great Place to Work (GPTW) e os Canais Confidenciais (Cadam, COE, Ouvidoria e Canal de Denúncias). Também é disponibilizado ao quadro funcional políticas e processos de desenvolvimento profissional, além de uma remuneração de acordo com o mercado, o que a Copel promove primando pela transparência e equidade nas ações. 

Órgãos Reguladores

No setor de energia, a Copel tem a obrigação legal, perante os órgãos reguladores, de desenvolver suas ações em consonância com normas, regulamentos e a legislação aplicável. No setor de telecomunicações, a Companhia deve executar as atividades em consonância com o respectivo marco regulatório. Periodicamente, a Copel mantém reuniões específicas com os órgãos reguladores, assim como audiências e consultas públicas, juntamente à troca de ofícios, e-mails e visitas de fiscalização e orientação. 

Acionistas e Investidores

Acionistas e investidores são os responsáveis por prover à Copel parte de seus recursos financeiros, a partir dos quais a Companhia pode exercer suas atividades com excelência e estabilidade. Em contrapartida, deve dedicar esforços para gerar valor e retornos para esse público. O relacionamento se dá especialmente por meio da área de Relações com Investidores, que conta com política corporativa própria de atuação. 

Parceiros

A Copel mantém parcerias de negócios com coligadas e controladas, e as Sociedades de Propósito Específico. A Companhia acompanha o desenvolvimento de suas atividades e desempenho e mantém proximidade, exigindo a adoção das mesmas práticas de gestão em temas como saúde e segurança, cumprimento às legislações trabalhistas e ambientais, atendimento às normas regulatórias, entre outras. 

Clientes e Consumidores

A Copel busca atender às principais expectativas desse público: prover energia com preço baixo, fatura sem erro e atendimento ágil e de qualidade, assim como condições favoráveis para a contratação. Para tanto, uma série de canais online e presenciais está disponível. As manifestações, queixas e reclamações registradas são fundamentais para o mapeamento de oportunidades de aperfeiçoamento dos serviços. 

Comunidades

A cada novo empreendimento, são realizados estudos do meio socioeconômico como parte do processo de licenciamento, com periodicidade que varia conforme a complexidade da obra. Os resultados fundamentam programas socioambientais, que têm como objetivo mitigar e compensar possíveis impactos negativos, bem como sensibilizar as comunidades do entorno. 

 

Fluxo de engajamento com partes interessadas da Copel

Definição dos níveis e métodos de engajamento com cada parte interessada da Copel

 

Nível de engajamento   

Método de engajamento 

Informar  

Publicações nos meios de comunicação oficiais da Companhia; reuniões presenciais ou remotas; campanhas; envios de informativos, road shows, entre outros.  

   

Monitorar  

Análise de publicações em mídias e redes sociais, acompanhamento de indicadores, entre outros.    

   

Consultar  

Entrevistas; grupos focais; aplicação de questionários quantitativos ou qualitativos; reuniões públicas, presenciais ou remotas; workshops, entre outros.  

   

Colaborar  

Parcerias; projetos compartilhados, iniciativas em conjunto com partes interessadas, entre outros.    

   

Envolver   

Fóruns; construção de processos de consenso sobre os problemas identificados e propostas de mitigação, compensação ou resolução; participação dos processos decisórios; ferramentas online de engajamento; grupos focais; entre outros.  

 

 

Ambiental

Mudança do Clima

Social