new window.VLibras.Widget('https://vlibras.gov.br/app');

A+

A-

Gestão de Pessoas

A gestão de pessoas na Copel está alicerçada nos valores corporativos e no respeito aos preceitos universais, constitucionais e legais, tais como isonomia e equidade de oportunidades a todos os profissionais.

A Política de Gestão de Pessoas da Copel (NPC 0401) está alinhada às melhores práticas de mercado, e serve de base para a tomada de decisão e implantação de programas e práticas contemporâneos e inovadores, de acordo com o Planejamento estratégico. 

Os programas e práticas de gestão de pessoas na Copel são estruturados de acordo com a missão, visão e valores da Companhia, sendo que a inovação e a melhoria contínua estão presentes em todas as práticas de gestão de pessoas.   

A valorização e o reconhecimento das pessoas são pautados nos princípios da meritocracia e no respeito à diversidade e são essenciais para atração, retenção e engajamento dos profissionais.

Além disso, o desenvolvimento contínuo dos empregados, de forma alinhada à estratégia da Companhia, contribui para sustentabilidade dos negócios da Copel. 

gestao-de-pessoas

Nosso Novo Jeito de Ser Copel

Em 2023, após a transformação da Copel em uma corporação, e reconhecendo a necessidade de alinhar todas as áreas sob um propósito comum, foi desenvolvido um projeto para transformação cultural que recebeu o nome “Nosso Novo Jeito de Ser Copel”, que está centrado em 5 pilares:

  • Negócios integrados e eficiência operacional – uma única empresa, com papéis e responsabilidades claros e definidos, atuando de maneira integrada entre os negócios e com foco na eficiência operacional;
  • Comunicação fluida – comunicação constante, padronizada, conectada com os diversos projetos e ações existentes, acessível e rápida;
  • Pessoas como diferencial – equipes de alta performance, reconhecidas, engajadas e alinhadas à cultura organizacional;
  • Foco no cliente – foco na qualidade dos serviços, na experiência do consumidor e do cliente, e no relacionamento com fornecedores e parceiros estratégicos;
  • Protagonismo regulatório – atuação estratégica no setor elétrico, com foco na competitividade e no relacionamento com o mercado.

Para potencializar a cultura organizacional em 2024, a Copel definiu a estratégia de disseminação, que no primeiro momento será voltada aos gestores e na sequência será desdobrada para todos os empregados.

O objetivo central é evoluir na integração das áreas em torno dos pilares compartilhados, promover uma gestão cada vez mais próxima e transparente, e fomentar um ambiente de inovação e desenvolvimento contínuo, fortalecendo assim a identidade cultural e impulsionando a competitividade no mercado.

Alta Administração

A estrutura de governança corporativa da Copel é composta por órgãos estatutários e não estatutários de assessoramento, com diferentes níveis de responsabilidade. A Companhia é administrada pelo Conselho de Administração e pela Diretoria. 

Práticas Trabalhistas

Alinhada às melhores práticas de mercado, a Copel conduz as relações de  trabalho de acordo com a missão, visão e valores da Companhia, sendo que a inovação e a melhoria contínua estão presentes em todas as práticas de gestão de pessoas. 

Educação Corporativa

A Copel possui como estratégia de gestão de pessoas incentivar e promover a educação e o desenvolvimento dos empregados, contando com corpo profissional qualificado e permitindo que todos exerçam seu potencial em ambiente propício ao desenvolvimento de suas habilidades e à evolução em sua carreira.

Saúde e Segurança no Trabalho

A Saúde e Segurança do trabalho encontra-se presente no Referencial Estratégico da Copel, especificamente definida como um dos valores da Companhia.

Qualidade de Vida e Bem-Estar

Ciente do seu compromisso em oferecer um ambiente de trabalho saudável e seguro, além de cuidados com a saúde física e psicoemocional, a Copel mantém diversos programas voltados à qualidade de vida e bem-estar no ambiente de trabalho.