new window.VLibras.Widget('https://vlibras.gov.br/app');

A+

A-

Quadro de Empregados

A Copel trabalha na promoção de um ambiente de trabalho diverso, com equidade, liberdade de associação e respeito aos direitos humanos. O tema é acompanhado pela Comissão Permanente de Promoção da Diversidade, que atua na definição de ações para promover a diversidade de gênero, raça e cor, idade, religião e orientação sexual, bem como a inclusão de pessoas com deficiência, migrantes e refugiados.

A empresa possui um quadro de empregados comprometido e altamente capacitado que contribuem com o crescimento sustentável da Companhia por meio da ética, respeito às pessoas, dedicação, transparência, segurança e saúde e responsabilidade.

Os detalhes sobre o corpo profissional da Copel podem ser conferidos nos relatórios anuais do Quadro de Empregados.

quadro empregados

Nota:

Os relatórios de quadro de empregados consideram como data de corte 31 de dezembro e apresentam os números de participação feminina na alta liderança desmembrados em alta gestão, diretoras e conselheiras.

Atração e Retenção de Talentos

Em 2023, a Copel passou por um processo de transformação, tornando-se uma corporação e não tendo mais a obrigatoriedade de contratação de empregados por meio de concurso público, possibilitando maiores oportunidades de aproveitamento do potencial e crescimento de carreira do seu quadro de empregados.

Esse cenário motivou a implantação, no primeiro semestre de 2024, do Programa de Mobilidade Interna da Copel, cuja diretriz principal é o preenchimento de vagas por meio da realização de processos seletivos internos, amplamente divulgados aos empregados da Companhia.

Outra forma de retenção de seus talentos é a manutenção de uma Estrutura das Carreiras e Remuneração (ECR), que agrupa cargos e funções, e procura buscar o equilíbrio interno e externo por meio de pesquisas salariais periódicas realizadas no mercado.

A empresa possui, também como forma de valorizar a produtividade e o alcance de metas, o Programa Prêmio por Desempenho (PPD), que consiste no programa de remuneração variável da Companhia.

Pensando ainda em desenvolvimento de carreira, a Copel disponibiliza diversas ferramentas de incentivo ao autodesenvolvimento e também, recentemente lançou um programa de desenvolvimento de sucessão para aqueles empregados que são considerados potenciais sucessores de posições de liderança e/ou críticas.

Os benefícios concedidos pela Companhia a todos os seus empregados são considerados diferenciados e vão além dos previstos pela legislação, contemplados em Acordo Coletivo de Trabalho.

Além disso, a Copel incentiva a qualidade de vida com iniciativas como Banco de Horas, Horário Flexível, Regime de Trabalho Híbrido, Programas de Saúde e Qualidade de Vida, entre outros.

Integração

Clima Organizacional

O clima organizacional pode ser definido como a percepção coletiva que os empregados têm da empresa e ambiente de trabalho, por meio da experimentação das políticas, estrutura, sistemas, processos, valores, relacionamento com equipe e liderança, entre outros. Além disso, é um indicador importante para a gestão de pessoas e representa um parâmetro para definir níveis de engajamento e satisfação dos empregados. 

Nesse sentido, a Copel monitora os níveis de engajamento e satisfação da companhia, realizando a pesquisa de clima promovida pelo Great Place To Work Institute (GPTW). Para conhecer mais sobre o Instituto GPTW, acesse aqui. 

A pesquisa de clima tem como principal objetivo identificar o nível de satisfação dos empregados, mas também possibilita análises de outros indicadores, como por exemplo, envolvimento, bem-estar e o net promoter score. 

A aplicação é feita anualmente pelo GPTW e abrange 100% dos empregados, ou seja, todos são convidados a participar e compartilhar suas percepções sobre satisfação no trabalho, propósito, felicidade, estresse, relação com os gestores e com os colegas, bem como práticas corporativas e de gestão de pessoas. 

Os resultados são apresentados para as áreas, e esse material é utilizado como subsídio para a elaboração de planos de trabalho com ações relevantes, que permeiam todos os níveis da organização, visando melhoria do clima organizacional. As informações da pesquisa podem ser estratificadas por gênero, idade, raça, tempo de casa, níveis de carreiras, entre outros. 

Com relação à indicadores e metas sobre engajamento e satisfação dos empregados, a Copel possui indicadores formais e as metas estabelecidas consideram o resultado dos anos anteriores e as ações definidas nos planos de trabalho, sempre em busca de melhores resultados. Alguns dos indicadores de engajamento envolvem a nota geral obtida, além da certificação GPTW, conforme demonstrado a seguir:  

 

Ano 

2021 

2022 

2023 

Meta 

70,00

72,40

72,40

Resultado 

70,00 

65,0 

55,00 

Participação – respondentes (%) 

80,00

73,00

60,00