new window.VLibras.Widget('https://vlibras.gov.br/app');

A+

A-

English

Gestão da Dimensão Governança

A Copel possui um conjunto de boas práticas que visam garantir alto nível de transparência e controle da gestão dos negócios, envolvendo acionistas, conselho de administração, comitê de auditoria, auditoria externa, conselho fiscal, diretoria executiva e órgãos de fiscalização e controle com as demais partes interessadas.

Os mecanismos de incentivo, monitoramento e identificação de oportunidades da Companhia têm o objetivo de assegurar a perenidade da Copel, garantindo que o desempenho dos administradores esteja sempre alinhado com o melhor interesse da Empresa, dos acionistas e da sociedade.

Indicadores e Metas da Dimensão Governança

A Copel é destaque em governança corporativa e tem como prática o aprimoramento constante do seu sistema de governança, que conta com monitoramento da eficácia das práticas de Governança Corporativa, realizado por meio de indicadores específicos.

Em decorrência do alto nível de regulação do mercado de energia elétrica e do elevado grau de transparência exigido em razão da abertura de capital nas Bolsas de Valores, mesmo antes das determinações constantes nas legislações específicas, a Copel já havia instituído rigorosos mecanismos de controles internos, normativas e procedimentos que, entre outras aspectos, visam assegurar a conformidade no cumprimento de regras estabelecidas e a prevenção de atos de corrupção.

Oportunidades - Dimensão Governança

A Copel entende que a Governança Corporativa é um diferencial que, aplicado à gestão da Companhia, proporciona mais transparência, eficiência, minimiza os riscos estratégicos, operacionais e financeiros e colabora com a perenidade da empresa. 

A Companhia está comprometida com o desenvolvimento sustentável, com a geração de valor compartilhado e adota as principais práticas de mercado, além de comparar seu desempenho conforme as referências mundiais e nacionais.

Gestão de Riscos - Dimensão Governança

A Gestão de Riscos visa contribuir para fortalecer o processo de Governança Corporativa, aumentar a segurança quanto ao alcance dos objetivos, promover maior transparência para as partes interessadas e aprimorar o ambiente de controles internos da Companhia.

Impactos - Dimensão Governança

O reconhecimento à qualidade da governança corporativa adotada pela Copel demonstra que suas diretrizes estão consolidadas em um alto patamar de desempenho e embasamento. O principal impacto positivo da governança corporativa para a Copel é a solidez de sua estrutura, que propicia confiabilidade às partes interessadas e segurança aos acionistas.

Gestão da Cadeia de Suprimentos

A gestão de fornecedores e parceiros, parte elementar da cadeia de suprimentos, é um pilar importante da responsabilidade empresarial no que tange as dimensões ambiental, social e de governança.

Os fornecedores da Copel variam conforme o negócio e incluem geradoras e transmissoras de energia elétrica, fabricantes de materiais, maquinário pesado, prestadoras de serviços, entre outros.

Por meio de estratégias e exigências contratuais, a Copel aprimora a gestão de sua cadeia produtiva e otimiza recursos em benefício da comunidade, de forma a incorporar nas relações internas e externas valores que ampliem a cidadania, o diálogo entre as partes, a ética e a transparência.

caixas prateleira
compliance

Conformidade ASG - Dimensão Governança

A governança corporativa da Copel abrange um conjunto eficiente de mecanismos, tanto de incentivos quanto de monitoramento, a fim de assegurar que o desempenho dos administradores esteja sempre alinhado com o melhor interesse da Companhia e seus acionistas, com vistas a equacionar as questões em benefício da própria empresa e de suas partes interessadas. 

Certificações

A Copel, alinhada às melhores práticas de governança do mercado, busca aprimorar constantemente seus processos e acreditá-los junto às entidades competentes, no sentido de dar transparência e credibilidade ao seu modelo de gestão corporativa.

governanca