Biodiversidade
A Copel possui ativos em diferentes regiões do país e, por este motivo, atua em diferentes biomas brasileiros, especialmente na Mata Atlântica, Cerrado, Amazônia e Caatinga. Desta forma, a minimização e compensação dos impactos oriundos de suas atividades envolve diferentes ecossistemas.
No âmbito das atividades da Copel, os impactos mais significativos sobre a biodiversidade são decorrentes da modificação dos ambientes onde ocorre a implantação e da operação de seus empreendimentos de geração, transmissão e distribuição de energia.
Devido a isso, os estudos ambientais realizados nas diversas etapas do licenciamento ambiental incluem a caracterização e o acompanhamento das modificações da fauna e flora na área onde o empreendimento será inserido, as quais muitas vezes consistem em áreas pouco exploradas cientificamente. A partir disso, são definidos programas e medidas ambientais que busquem evitar os impactos, diminuir a intensidade ou compensá-los
Considerando a megabiodiversidade brasileira, existe uma grande lacuna no conhecimento sobre espécies da fauna e da flora existentes no território nacional. Por esse motivo, em muitos casos esses estudos têm sido uma fonte importante de dados ao meio acadêmico e científico, contribuindo para relatar a ocorrência de novas espécies e informar sobre a distribuição de espécies pouco estudadas.
As ações da Copel em prol da biodiversidade incluem:
- a proteção e/ou restauração de áreas destinadas à compensação das supressões vegetais necessárias à implantação de empreendimentos;
- a restauração de Áreas de Preservação Permanente;
- cuidados especiais com as espécies da fauna e da flora consideradas raras e ameaçadas, executando resgates e realocações de indivíduos quando necessário;
- coleta e destinação de sementes para pesquisa e produção de mudas, de modo a garantir a manutenção da biodiversidade regional e a variabilidade genética das espécies endêmicas da flora, e
- o monitoramento das comunidades faunísticas e florísticas para verificar possíveis impactos e compensá-los sempre que necessário.
É importante ressaltar que os empreendimentos de geração, transmissão e distribuição de energia também causam impactos positivos para a biodiversidade, os quais, geralmente são permanentes e conferem uma proteção maior aos ambientes naturais.
Para saber mais sobre como as atividades da Copel se relacionam com a Biodiversidade, navegue pelos itens relacionados ao tema ou acesse os Programas Ambientais da Copel.