new window.VLibras.Widget('https://vlibras.gov.br/app');

A+

A-

Ações de Cuidado com a Saúde

As ações de saúde são coordenadas de forma contínua em conjunto com os profissionais de engenharia de segurança do trabalho e, ao analisar os perigos e riscos ambientais levantados e registrados em sistema eletrônico de gestão, se estabelece a obrigatoriedade e periodicidade das avaliações médicas, dos exames complementares e condutas médico-administrativas, buscando prevenir, rastrear e diagnosticar precocemente as alterações do estado de saúde, principalmente decorrentes da natureza do trabalho, bem como determinar as condições de aptidão física e mental do empregado para o exercício seguro de suas funções, tanto para si mesmos como em relação a colegas, terceiros e comunidade, além de situações que possam repercutir futuramente sobre sua capacidade laborativa e qualidade de vida.

O Programa de Saúde e Qualidade de Vida da Copel visa à promoção da saúde integral de seus empregados, reforçando os cuidados com a saúde do corpo e da mente, além de aspectos de bem-estar financeiros e sociais. Atualmente, o programa está estruturado em 4 pilares: saúde física, saúde psicoemocional, bem-estar social e bem-estar financeiro.

Saúde Física

A saúde física se refere às condições do nosso corpo e está relacionada à capacidade física, disposição, nutrição e autoestima, sendo importante para manter um estilo de vida ativo e saudável pela prevenção de doenças e garantia de que o corpo esteja funcionando da melhor forma possível.

A saúde física é um dos pilares de ações integradas do Programa de Qualidade de Vida da Copel. Esse pilar, chamado +Saúde, objetiva incentivar hábitos saudáveis, estimular cuidados primários com a saúde, prevenir doenças ocupacionais, prevenir e tratar adequadamente as doenças crônicas e prevenir acidentes de trabalho.

As práticas e ações que compõe o pilar + Saúde são: exames periódicos, etapa preventiva do exame periódico, Programa de Conservação Auditiva, Vacinação contra a gripe, Incentivo a atividade física e a mudança de hábitos, Atendimento Primário à Saúde, Restrições e reabilitações profissionais, Plano de Saúde, Bem Gestar, Gestão de afastados, Programa de Crônicos e controle da obesidade e Ações e Campanhas de Promoção à Saúde.

Exame Periódico – 2ª etapa

Com o objetivo de prevenir, rastrear e diagnosticar  precocemente as alterações do estado de saúde física, a 2ª etapa do periódico contempla o envio de guias de exames e consultas, de acordo com faixa etária e sexo, sem custo ao empregado. 

A segunda etapa do periódico contempla os programas: ginecológico, em prevenção às neoplasias de mama e de colo de útero; prostático; colorretal; oftalmológico e cardiológico.

A equipe da saúde ocupacional acompanha as alterações nos exames de segunda etapa do periódico e realiza avaliação com médico do trabalho interno nos casos necessários, contata os empregados com alterações importantes, identifica os empregados com doenças crônicas e encaminha aos programas elegíveis.

Atenção Primária à Saúde

As unidades de Atenção Primária à Saúde em parceria com a Fundação Copel, são estratégias importante na prevenção e promoção à saúde dos empregados e suas famílias. Essas unidades (presentes na sede da empresa em Curitiba e nas cidades de Londrina, Maringá e virtualmente em Irati) realizam atendimento de consulta com médico da família, consulta odontológica, atendimento de enfermagem, pequenos procedimentos, curativos e aplicação de medicações injetáveis, coleta de exames laboratoriais e preventivos ginecológicos, atuação em várias linhas de cuidado como cuidado com o diabetes, puericultura, acompanhamento da gestante entre outros atendimentos sem custo de coparticipação para os beneficiários do plano de saúde.

Programa de Reabilitação e Readaptação Profissional

O Programa tem como foco prevenir o agravamento de doenças, bem como promover a inclusão e valorização da capacidade do empregado em atuar em outras atividades na empresa.

A restrição médica temporária visa identificar e monitorar empregados com capacidade laboral reduzida, acompanhando a evolução do tratamento e atuando de forma preventiva ao agravamento da doença.

Nos casos em que, os empregados que adquirem limitação física ou mental de forma definitiva e não podem mais atuar em suas funções e atividades originais, mas têm capacidade para trabalhar em outras atividades na empresa, estes são encaminhados para o processo de Reabilitação Profissional.

O programa trabalha alinhado aos períodos de tratamentos e às avaliações da previdência social para achar uma nova função que esteja mais adequada às limitações do empregado. Na reabilitação, o copeliano é acompanhado pelo gestor e por uma equipe especializada, composta de médico, assistente social e técnico de segurança do trabalho, por até 3 meses após a solicitação do empregado.

Além disso, a Copel mantém a média dos adicionais dos últimos 12 meses pelo prazo de 12 meses após a reabilitação, a fim de garantir o equilíbrio econômico e financeiro do empregado em reabilitação.

Vacinação contra a Gripe

Todos os anos, a Copel promove a imunização de todos os empregados, que desejarem, contra o vírus influenza sem custo. A campanha ocorre antes do início do inverno, que é o período em que a gripe se alastra com maior facilidade. A aplicação ocorre de forma descentralizada em diversos endereços da empresa nas modalidades: in company, em clínicas parceiras ou por reembolso.

A adesão ao programa nos últimos anos foi:

 

2020

2021

2022

2023

Adesão (%)

54,9

54,3

57,4

65,6

 

Plano de Saúde

A Copel, por meio da Fundação Copel, disponibiliza a todos os empregados, no momento da contratação, a possibilidade de aderir ao Plano de Saúde, por meio de coparticipação.

Para aqueles que passam a aderir ao benefício, a Copel custeia parte da mensalidade do plano de saúde, em 80% e 50%, a depender do plano, junto a Fundação Copel.

Um grande diferencial do plano é a abrangência com cobertura médica, hospitalar, odontológica e farmacêutica.

Programa de Conservação Auditiva

O Programa de Conservação Auditiva (PCA) visa proteger a saúde auditiva do trabalhador, melhorando a qualidade de vida e o meio ambiente de trabalho.

Contempla um conjunto de medidas técnico administrativas que visam manter a atenção e cuidado dos empregados que possam estar expostos a níveis de pressão sonora elevada – risco ambiental de ruído – e assim prevenir o desencadeamento ou agravamento da Perda Auditiva Induzida por Ruído (PAIR).

Monitoramento do absenteísmo e CIDs críticos

O monitoramento do absenteísmo e dos CIDs* críticos é realizado pela saúde ocupacional com o objetivo de identificar precocemente doenças e afastamentos que possam desencadear doença ocupacional ou que possam afetar a segurança no trabalho bem como conhecer e monitorar o perfil de adoecimento dos empregados possibilitando atuação precoce nos casos necessários.

A Copel acompanha os dados de absenteísmo e saúde dos empregados pelo Painel de Gestão em Saúde que possui uma versão para a gestão da equipe de saúde ocupacional e qualidade de vida e uma versão gerencial, que permite que os gestores consigam acompanhar o absenteísmo de suas áreas. O acompanhamento sistemático dos dados ocorre mensalmente em reunião de análise crítica com equipe multidisciplinar, que realiza o planejamento de ações de prevenção das doenças, bem como estuda e monitora o perfil de adoecimento dos empregados, possibilitando atuação nos casos necessários.

*Classificação Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde

Gestão de Empregados Afastados

Visando à avaliação e à padronização de conduta dos casos de afastamentos médicos sem benefício do Instituto Nacional do Seguro Nacional (INSS) e/ou sem documentação referente ao afastamento, a Copel possui uma comissão composta pelas equipes de saúde ocupacional e gestão de pessoas a fim de otimizar e padronizar os processos, analisar os pareceres emitidos pelo INSS, monitorar impactos no Fator Acidentário de Prevenção (FAP), fornecer suporte e orientação de qualidade para o empregado afastado, realizar o controle de pendências documentais e realizar as perícias médicas nos casos necessários.

Ações de prevenção e controle de doenças crônicas

Em parceria com a Fundação Copel, operadora do plano de saúde e previdência, a Copel implementou grupos de apoio virtual para empregados com diabetes e pré-diabetes, visando promover troca de experiências e fornecer conhecimento para um melhor controle da doença em complementação ao programa Cuidar da Fundação que prevê exames laboratoriais de controle da doença, inspeção dos pés diabéticos e exame dos olhos. Além disso, através da Fundação Copel, o programa Slim Pass oferece tratamento para obesidade com uma abordagem multidisciplinar.

Programa de Controle de Peso para Eletricistas

Visando à promoção da saúde e segurança no trabalho , o programa monitora e acompanha o massa e o Índice de Massa Corporal (IMC) dos eletricistas, identificando alterações nos exames periódicos ou outros atendimentos. Os empregados com alterações realizam acompanhamento com especialistas e com o médico do trabalho por 6 meses. Casos em que, não ocorre a redução de peso de forma satisfatória, são encaminhados para reabilitação/readequação funcional, ficando restritos às atividades em altura.

Saúde Psicoemocional

A saúde mental de uma pessoa tem relação com a maneira como ela reage às exigências do dia a dia e a forma como harmoniza seus desejos, capacidades, ideias e emoções. Desfrutar de saúde mental é saber lidar com as diferentes emoções (boas ou ruins), gerenciar o estresse e as emoções, é estar de bem consigo e com os demais e saber reconhecer seus limites — inclusive, buscando ajuda especializada quando necessário.

Programa PlenaMente

Com essa premissa foi instituído o Programa PlenaMente, que tem como objetivo promover a saúde emocional e mental dos empregados, incentivando o (auto) conhecimento, estimulando estilo de vida saudável e promovendo a harmonia e integração da vida pessoal e profissional.

O Programa PlenaMente está fundamentado em três pilares de atuação:

1. Psicoeducação – ações que ampliam o conhecimento sobre o que é a saúde psicoemocional, como lidar e gerenciar as emoções e o estresse, incentivando o autoconhecimento e autocuidado. Além disso, favorecem a desconstrução de medos e mitos que envolvem o tema. Entre as ações promovidas, destacam-se:

a. promoção periódica de palestras e workshops com especialistas para empregados, gestores e contratados;

b. disponibilização de trilha de aprendizagem em saúde psicoemocional; e

c. realização de cursos para gerentes sobre gerenciamento de fatores psicoemocionais no ambiente de trabalho.

2. Suporte especializado – envolve o suporte especializado de profissionais que atuam na prevenção e promoção da saúde mental, bem como tratamento de queixas relacionadas. Abrange as ações de apoio:

a. suporte psicológico online – em parceria com a Fundação Copel é disponibilizado canal online e gratuito de atendimento psicológico, disponível sete dias na semana, das 08h às 20h;

b. suporte especializado em dependência química – tratamento e apoio de equipe técnica especializada na recuperação de empregados com dependência química; e

c. plano de saúde, que inclui consultas e tratamentos psiquiátricos e psicológicos com coparticipação para o empregado.

3. Gestão dos fatores psicossociais – visa à identificação, avaliação e monitoramento de fatores que impactam no ambiente laboral e na qualidade de vida e bem-estar dos empregados, de forma a subsidiar ações e intervenções, quando necessário, por meio de:

a. acompanhamento do absenteísmo de saúde mental;

b. monitoramento de CIDs críticos;

c. monitoramento de queixa relacionada a saúde mental no exame periódico; e

d. pesquisa de clima organizacional.

Programa de Prevenção e Recuperação das Dependências Químicas

O Programa de Prevenção e Recuperação das Dependências Químicas da Copel, há mais de 30 anos, visa promover a prevenção e o tratamento das dependências químicas nos aspectos físicos, emocionais e sociais, uma vez que, além dos danos ao organismo do usuário, estas substâncias geram impactos sociais e econômicos que interferem diretamente na qualidade de vida dos familiares, do trabalho e de toda a sociedade.  O Programa tem como principais objetivos:

  • Promover ações preventivas de cuidado, orientação e combate ao uso de substâncias químicas, com o objetivo de melhorar as condições de saúde, bem-estar e produtividade do empregado, criando um ambiente mais seguro e saudável;
  • Promover atendimento terapêutico aos empregados com algum tipo de dependência como drogas psicoativas, álcool, drogas ilícitas e drogas lícitas com fins medicamentosos, cujo uso não esteja sendo prescrito por médico, com o objetivo de recuperá-lo bem como reduzir os riscos de acidente de trabalho e os índices de absenteísmo;
  • Criar um ambiente seguro, sigiloso e acolhedor para os empregados que apresentem algum tipo de dependência, de forma a aceitar ajuda e apoio para superar o problema;
  • Promover a saúde emocional dos empregados, como forma de prevenção das dependências químicas, entendendo-a como um transtorno mental;
  • Apoiar o empregado que possui um familiar dependente, entendendo que essa situação lhe causa um adoecimento emocional e prejuízos em seu desempenho profissional e em outras áreas de sua vida.

Considerando os últimos 5 anos (2019 a 2023), a efetividade do programa alcançou 72% de tratamentos com resultado positivos.

Incentivo à atividade física e ao esporte

A atividade física engloba todos os movimentos do dia a dia. Isso inclui durante o tempo de lazer, transporte para ir e voltar de lugares. Adicionar uma intensidade moderada e vigorosa ajuda prevenir doenças, auxilia no tratamento de problemas de saúde e contribui para aumento da qualidade de vida e bem-estar com muitos benefícios para saúde do corpo e da mente.

Entendendo os benefícios da vida ativa na prevenção e tratamento de problemas de saúde física e mental, a Copel incentiva a atividade física através de diversas iniciativas: 

Espaço +Energia 

Sala exclusiva para exercícios físicos inaugurada na sede da empresa e que oferece várias modalidades de atividades em parceria com associações em horários que facilitem e otimizem o tempo dos empregados. Essas ações, combinadas com práticas educativas, são estratégias para promover hábitos saudáveis e prevenir doenças, contribuindo para a saúde integral do trabalhador. 

Espaço Energia e Saúde:

A sede da empresa (local com maior número de empregados) e outros polos afastados de regiões centrais das cidades, possuem pistas para caminhada e academias ao ar livre, como forma de incentivar a prática de esportes e a adoção de hábitos saudáveis, aliadas à comodidade de ter este tipo de espaço no local de trabalho.

Corrida Rústica do Atuba:

Com o objetivo de proporcionar bons momentos e incentivar hábitos saudáveis entre os empregados, a corrida ocorre desde 2002. Em 2022, 91,20% dos inscritos marcaram presença na corrida e, em 2023, a participação foi de 85,34%.

Caminhadas da Fundação Copel:

Circuito de caminhadas, nas principais cidades do Paraná, para incentivar uma vida mais ativa e saudável.

Parcerias comerciais com descontos em academias:

A Copel realiza parcerias comerciais com empresas para concessão de descontos exclusivos para os empregados e suas famílias.

Clubes e associações de empregados da Copel

Bem-Estar Social

Como forma de proporcionar a integração da prevenção de acidentes e promoção da saúde, a Copel mantém diversos programa voltados para o bem-estar social dos empregados. Entre os principais programas de bem-estar social da Companhia, destacam-se: Programa Dia da Família, Programa de Home Office, Combate à Violência Doméstica, Programa Bem Gestar, Programa Auxílio Pessoa com Deficiência e Programa de Pré-Aposentadoria e Pós Emprego.

Bem-Estar Financeiro

Na Copel, a saúde e segurança das pessoas é fator fundamental de sucesso e longevidade organizacional e, por este motivo, é contemplada pela alta liderança como estratégia da Companhia, tendo como principal meta de desempenho o objetivo de cuidar da saúde, segurança e qualidade de vida das pessoas, que abrange o bem-estar financeiro dos empregados.