Governança Corporativa
Um sistema de governança estruturado, com alto nível de transparência e proteção para os acionistas e investidores, está associado a custos de capital mais baixos para as organizações e é um fator crítico para decisão de investimento e consequente longevidade do negócio.
Por este motivo, a governança corporativa da Copel abrange um conjunto eficiente de mecanismos, tanto de incentivos quanto de monitoramento, a fim de assegurar que o desempenho dos administradores esteja sempre alinhado com o melhor interesse da Companhia e seus acionistas, com vistas a equacionar as questões em benefício da própria empresa e de suas partes interessadas.
A Copel está listada no Nível 2 de Governança da B3 (Brasil, Bolsa, Balcão – bolsa de valores de São Paulo) e atende à Lei Federal nº 6.404/1976, às regras da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e às demais legislações aplicáveis no Brasil. No exterior, a Companhia cumpre as normas da Securities and Exchange Commission (SEC) e da New York Stock Exchange (NYSE), nos Estados Unidos; e do Latibex, da Bolsa y Mercados Españoles, na Espanha.
O modelo de governança corporativa da Copel baseia-se nos princípios de transparência, equidade, prestação de contas (accountability) e responsabilidade corporativa, buscando os melhores resultados para as partes interessadas, seguindo as melhores práticas do mercado e tendo como referência o Código de Melhores Práticas de Governança do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa – IBGC, que define a governança corporativa como “o sistema pelo qual as empresas e demais organizações são dirigidas, monitoradas e incentivadas, envolvendo os relacionamentos entre sócios, conselho de administração, diretoria, órgãos de fiscalização e controle e demais partes interessadas”.
Com base nesses princípios, a Política de Governança da Copel estabelece o padrão e as melhores práticas a serem adotadas pela Companhia, sendo regida pelo Código de Conduta, desenvolvido em consonância com os seus valores e os Princípios do Pacto Global.
O sistema de governança corporativa da Copel incorpora também a governança das subsidiárias integrais, conforme estabelecido em contrato de compartilhamento.
Aqui nesse ambiente, encontram-se as informações sobre a estrutura de governança da empresa, a composição do corpo diretivo, as práticas de governança adotadas, bem como os documentos que dão publicidade e transparência às ações e resultados obtidos pela Companhia, além das políticas corporativas.
Institucional
A Companhia Paranaense de Energia – Copel, fundada em 26 de outubro de 1954, é uma sociedade anônima de capital aberto, dotada de personalidade jurídica de direito privado, que atua em negócios de geração, transmissão, distribuição e comercialização de energia, com sede em Curitiba. As empresas que integram a Copel Holding são a Copel Geração e Transmissão, a Copel Distribuição, a Copel Comercialização e a Copel Serviços.
Aqui é possível conhecer a missão, a visão e os valores que servem como referencial estratégico, saber mais sobre a história da Companhia e em quais regiões do país são mantidos empreendimentos da Copel.
Estrutura de Governança
A Companhia Paranaense de Energia é uma sociedade anônima de capital aberto, dotada de personalidade jurídica de direito privado e, atualmente, a maior empresa do Estado do Paraná. Com sede em Curitiba, a Copel atua por meio de suas subsidiárias, nas áreas de geração, transmissão, distribuição e comercialização de energia.
Práticas de Governança
Ambiente Regulatório
Desempenho Econômico Financeiro
O desempenho econômico-financeiro reflete a saúde financeira da organização e o grau de êxito obtido com o capital investido, permitindo que as partes interessadas avaliem a utilização dos recursos e os fatores que influenciaram esse uso, bem como orienta a tomada de decisão pela alta administração e os aprimoramentos necessários para gerar e manter eficiência.