new window.VLibras.Widget('https://vlibras.gov.br/app');

A+

A-

Sociocultural

A Copel possui ativos de geração e transmissão em diferentes localidades do território brasileiro, para os quais destaca atenção especial aos componentes socioeconômicos e culturais da região.

Nas fases de implantação e operação dos empreendimentos, os impactos negativos das instalações são devidamente identificados e avaliados durante a fase dos estudos socioambientais prévios, de modo a serem controlados, mitigados e/ou compensados nas fases subsequentes, visando a obtenção do licenciamento ambiental.

Em razão disso, são desenvolvidos estudos sobre as populações potencialmente afetadas pelas instalações da Companhia e realizadas audiências públicas, programas de educação ambiental; comunicação social; arqueologia; salvamento de bens tombados, valorados e registrados; educação patrimonial; apoio aos municípios e o monitoramento e fomento das atividades econômicas suscetíveis a sofrer algum tipo de alteração em decorrência dos empreendimentos da Copel.

A Companhia também desenvolve ações de engajamento com a comunidade local e projetos de responsabilidade social.

Patrimônio Cultural

De acordo com o artigo 216 da Constituição Federal, o Patrimônio Cultural compreende um amplo conjunto de referências produzidas pela sociedade. Todas as formas de expressão, como os modos de criar, fazer e viver, assim como as criações científicas, artísticas e tecnológicas, as obras, objetos, documentos, edificações e demais espaços destinados às manifestações artísticas e culturais e, ainda, os conjuntos urbanos e sítios de valor histórico, paisagístico, artístico, arqueológico, paleontológico, ecológico e científico, que se referem à sociedade brasileira, constituem o chamado Patrimônio Cultural.

Memória Empresarial

A Copel se preocupa em manter a história da energia e o legado do conhecimento da Companhia, bem como a transmissão dessa memória às gerações futuras, preservando a história da Empresa e do setor elétrico, como também os fatos e acervos das regiões impactadas pela implantação de seus empreendimentos.

Comunidades Tradicionais

Para atender a demanda por energia de comunidades indígenas localizadas em unidades de conservação ambiental ou outras áreas onde não é viável implantar a rede de distribuição, a Copel desenvolve projetos para novas ligações de energia, com a instalação de painéis fotovoltaicos, orientações sobre o uso eficiente da eletricidade, além de realizar também o cadastro de comunidades indígenas na Tarifa Social de Energia Elétrica.