new window.VLibras.Widget('https://vlibras.gov.br/app');

A+

A-

Memória Empresarial

A Copel se preocupa em manter o patrimônio material da Memória Empresarial da Copel, a evolução da energia e o legado do conhecimento da Companhia, bem como a transmissão dessa memória às gerações futuras, preservando a história da Empresa e do setor elétrico, além dos fatos e acervos das regiões impactadas pela implantação de seus empreendimentos.

No sentido de salvaguardar o acervo de referência à memória empresarial da Copel, a Companhia mantém um grupo de trabalho responsável pelo registro (em sistema informatizado) e ações de conservação das coleções que integram os arquivos, museus, biblioteca, espaços culturais e expositivos da empresa, tais como: documentos, publicações, audiovisuais, obras de arte, artefatos etnográficos e arqueológicos, edificações de usinas e outras construções históricas, instrumentos, equipamentos, maquinários, mobiliários, pertences pessoais de personalidades, objetos ligados à tecnologia de energia e outros itens de cunho científico na Copel.

Além disso, a Copel acredita na importância de um processo educativo de conscientização da sociedade, trazendo informações sobre a importância da energia no dia a dia das pessoas, o uso eficiente e seguro e as inovações, ressaltando a importância dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Para tanto, mantém dois importantes museus:

  • Museu Regional do Iguaçu, localizado junto à Usina Hidrelétrica Governador Ney Braga, no centro-sul do Estado do Paraná, realiza desde 2000 um cuidadoso trabalho de guarda e conservação de elementos que ajudam a contar a história da região. Projeto pioneiro no setor elétrico, é um espaço de educação patrimonial e de reflexão sobre as alterações ambientais e sociais. Ali se conserva e se cuida das coleções e acervos originários do Salvamento Arqueológico; do Resgate da Memória Cultural e do Aproveitamento Científico de Flora e Fauna da região impactada pela usina.

 

  • Espaço Energia – Museu da Copel, localizado em Curitiba, em um imponente casarão do século 19, reformado em 2018. Não se trata de apenas mais um museu, pois traz uma proposta inovadora, levando o visitante a uma experiência rica e interativa com o mundo da energia: de suas aplicações ao uso sustentável; do passado ao futuro; da luz à arte.