new window.VLibras.Widget('https://vlibras.gov.br/app');

A+

A-

Filantropia

A Copel, ciente de sua capacidade de protagonismo, atua, em parceria com o Governo do Estado do Paraná, em prol da dignidade humana e alinhada aos princípios do Pacto Global e aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas. 

Além das ações que facilitam a doação de clientes em favor de entidades beneficentes, a Companhia também atua para reduzir impactos à população em situações de crise, como no caso da pandemia de Covid-19.

Entenda o conceito de filantropia:

Segundo a Rede Filantropia, Filantropia Empresarial “é, sobretudo, quando a empresa faz uma doação e se preocupa com a forma com que os recursos são utilizados e com os impactos sociais gerados. São ações geralmente pontuais e relacionadas ao humanitarismo.”

Arrecadação de doações na fatura de energia

A Copel é pioneira no setor elétrico brasileiro em promover arrecadações para entidades que prestam serviço à comunidade através de sua fatura de energia (cobrança de valores de terceiros – CVT). 

A primeira entidade beneficiada foi a Pastoral da Criança, em 1998.

O programa, que beneficia 110 instituições, conta em média com 216 mil doações mensais, o que representa uma arrecadação anual de cerca de 24 milhões de reais.

Para se candidatar, a entidade deve ter caráter assistencial ou de interesse coletivo, sem fins lucrativos, apresentar a documentação requerida no endereço:

Rua José Izidoro Biazetto, 158 – Mossunguê – Curitiba – Bloco C – SCD/DACD/VACD

Dúvidas podem ser esclarecidas através do e-mail: cvt@copel.com

Documentação requerida

1 – Modelo de autorização e dados cadastrais do contrato;

2 – Modelo Carta Borderô com os dados bancários para o crédito da arrecadação (banco, agência, conta) com carimbo do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica – CNPJ, assinado e com firma reconhecida do responsável pela entidade.

3 – Cópia do cartão do CNPJ.

4 – Cópia do Cartão de Inscrição Estadual.

5 – Estatuto social e alterações posteriores e a Ata da última assembleia de eleição da diretoria (Entidade Social ou de Filantropia – devidamente registrados no Cartório de títulos e documentos)

6 – Atestado de regularidade de funcionamento expedido pelo município – CNAS e o Alvará de Licença de Funcionamento da Entidade

7 – Atestado de registro no CNAS (Conselho Nacional de Assistência Social) e a Certidão do CEAS atualizado (entidade filantrópica), e sua renovação atualizada.

8 – Certidão Negativa Simplificada de Insolvência (se sociedade civil, a ser fornecida pelo Cartório Distribuidor do Fórum da Comarca da sede interessada)

9 – Certidão negativa de tributos Federais, Estaduais, Municipais, do FGTS e do INSS.

10 – Resumo do plano de Comunicação (quando envolver publicidade)

11 – Procuração e Cópia do CPF dos procuradores (quando for o caso)

12 – Cópia do CPF dos sócios ou diretores

13 – Ultimo balanço e balancete.

Enfrentamento da Pandemia de Covid-19

Diante do cenário da pandemia de Covid19, a Copel decidiu contribuir com a sociedade paranaense na luta pela superação ao Coronavírus, doando 5 milhões de reais para a compra de máscaras hospitalares e testes diagnósticos, que foram distribuídos aos hospitais paranaenses, de acordo com demanda mapeada pela Secretaria da Saúde do Estado do Paraná – SESA.

A compra dos testes teve por objetivo aumentar a testagem, permitindo a rastreabilidade do Coronavírus no Estado, e as máscaras foram adquiridas na intenção de diminuir o contágio nos ambientes hospitalares. 

Adicionalmente, a Copel lançou a Campanha Fatura Solidária, pela qual a Copel doa mais 2 reais para cada nova adesão à fatura digital. Para cada cliente que adota o débito automático, a Copel doa mais 3 reais, sem custo algum para o consumidor, estimulando assim o engajamento de toda a sociedade paranaense no combate à pandemia.

Foram distribuídos 200 mil kits para testes RT-PCR e 1,2 milhão de máscaras, destinados a pacientes hospitalizados, profissionais da saúde ou pessoas que residam no mesmo domicílio que esses trabalhadores, pessoas com mais de 65 anos, internos ou profissionais de instituições de longa permanência, entre outros grupos mais vulneráveis ao vírus.

Os critérios definidos para nortear a distribuição foram: número de profissionais de saúde no município, número de óbitos, e número de infectados. Considerando os municípios atingidos pela proposta de distribuição, os beneficiados somam 5.637.834 habitantes e 363.077 profissionais da saúde.

As doações realizadas pela Copel para o combate ao Coronavírus foi destaque no Jornal Nacional em 25.05.2020 em uma série de reportagens veiculadas sobre as empresas que contribuíram para o enfrentamento da pandemia. Todas as regionais do Estado foram beneficiadas pelas doações em alguma medida, impactando positivamente todo o território do Estado do Paraná.

Para operacionalizar essa doação e garantir maior abrangência para a ação, a empresa assinou Termo de Convênio com O Instituto de Biologia Molecular do Paraná – IBMP, responsável por distribuir os testes comprados e doados pela Copel; e com a Fundação da Universidade Federal do Paraná para o desenvolvimento da Ciência, da Tecnologia e da Cultura – FUNPAR, responsável por distribuir as máscaras compradas e doadas pela Copel.

Essa iniciativa, também contribuiu para o fortalecimento das parcerias e construção de soluções conjuntas no contexto da pandemia. Essas contribuições reforçam o alinhamento da atuação da empresa com a Agenda 2030 da ONU, pois convergem para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, mais especificamente o ODS 3 – Saúde e Bem Estar; o ODS 16 – Paz, Justiça e Instituições Eficazes; e o ODS 17 – Parcerias e Meios de Implementação.

A Copel acompanhou a distribuição dos testes e máscaras, ajudando a construir um caminho de superação para uma das piores crises de saúde pública sofridas por essa geração.

Fatura Solidária da Copel

Iniciativa descontinuada

A Campanha Fatura Solidária da Copel é uma iniciativa social pela qual a Companhia doa 2 reais para cada nova adesão à fatura digital e, para cada cliente que adota o débito automático, a Copel doa mais 3 reais, sem custo algum para o consumidor, estimulando assim o engajamento de toda a sociedade paranaense para minimizar os impactos negativos da pandemia de coronavírus, como o aumento do número de pessoas em situação de vulnerabilidade social.

A escolha da fatura digital, além de ser uma ação de solidariedade que apresenta vantagens para o meio ambiente, pois contribui para a redução de uso do papel e de outros insumos para impressão, também pode ser interessante para o consumidor, já que evita perdas e extravios, e possibilita o pagamento online em questão de segundos.

Fatura Digital

Evite perdas, extravios e ajude!

Apoio às APAEs do Paraná

Projeto encerrado

O projeto incentivou a adesão dos consumidores para receberem suas faturas de energia por meio digital.

A cada adesão confirmada, a Copel repassou o valor de R$ 1,00 para as Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAES do Estado do Paraná por intermédio da Federação das APAES – FEAPAES-PR.

Em três anos, foi registrado mais de 1 milhão de adesões pela fatura digital proporcionando melhorias para 326 APAES em todo Paraná.

Os recursos recebidos pelas APAEs foram utilizados seguindo critérios definidos pela Copel, para a compra de alimentos, material de higiene e limpeza, material pedagógico, custeio de pessoal, reparos emergenciais e obras de melhorias nas instalações das APAEs.