new window.VLibras.Widget('https://vlibras.gov.br/app');

A+

A-

Engajamento das Partes Interessadas - Dimensão Social

As Políticas de Sustentabilidade e a Política de Governança Corporativa da Copel estabelecem as diretrizes gerais para o engajamento com as partes interessadas, ressaltando a importância do diálogo e da transparência, a promoção dos Direitos Humanos, do respeito às pessoas, da acessibilidade e inclusão, bem como do desenvolvimento sustentável.

Alta Administração

Além das responsabilidades legais e estatutárias que estão atribuídas, a Alta Administração da Copel é envolvida na definição e execução de estratégias e diretrizes relacionadas aos aspectos sociais, que atendam às políticas públicas e ao crescimento econômico com responsabilidade.

Empregados e tercerizados

Os empregados próprios e terceirizados são orientados a pautar suas ações pelo Código de Conduta e demais políticas e normas internas, que estabelecem diretrizes para a melhoria da realidade social.

As Comissões Internas Socioambientais (CISAs) tem como propósito estimular os empregados a participar como multiplicadores de conceitos de sustentabilidade, por meio do desenvolvimento de ações voltadas a questões socioambientais, mediante um trabalho de sensibilização dos públicos interno e externo. As ações das Comissões estão voltadas à promoção da conscientização e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Clientes, Comunidades
e Sociedade

Para promover o engajamento dos clientes, comunidades e sociedade, a Copel recebe o público em suas instalações, por meio de agendamento de visitas às usinas, subestações e aos espaços mantidos com foco em ações educativas, como o Museu Regional do Iguaçu e o Espaço Energia

Também são realizadas campanhas para informar a população sobre cuidados para um convívio seguro com a rede elétrica, incluindo veiculação de spots de rádio, distribuição de material informativo, divulgação de comunicados à imprensa e promoção de eventos.

comunidade

Fornecedores e Parceiros

O engajamento dos fornecedores é feito por meio de treinamentos e workshops sobre questões sociais, pela disponibilização do Manual do Fornecedor da Copel e pelas cláusulas contratuais de responsabilidade socioambiental. Todos os parceiros comerciais da cadeia de suprimentos da Companhia devem seguir as cláusulas de responsabilidade social previstas nos contratos de prestação de serviços e produtos.

O Manual do Fornecedor é entregue aos fornecedores em cada assinatura contratual e dispõe sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), reitera o que se encontra nas cláusulas contratuais de responsabilidade socioambiental, bem como aborda os Direitos Humanos e o respeito à diversidade.

Acionistas e Investidores

As ações ambientais da Copel estão alinhadas ao Planejamento Estratégico, à gestão de riscos, à tomada de decisão, à prospecção de negócios e à valoração dos capitais e bens intangíveis da Companhia, engajando e transmitindo confiança aos acionistas e investidores quanto à continuidade dos compromissos assumidos e à importância da participação do Grupo nas plataformas e índices de sustentabilidade empresarial das bolsas de valores.

Seguindo o princípio da transparência, a Companhia divulga seu desempenho por meio do Relato Integrado e dos relatórios socioambientais.

Órgãos Reguladores e Governos

A Copel, na qualidade de empresa prestadora de serviços essenciais, participa de diferentes ações ligadas às políticas públicas sociais, desenvolvidas pelas diversas esferas governamentais com o objetivo de melhorar o bem-estar da população.

Os serviços prestados pela Companhia estão sujeitos às normas dos órgãos fiscalizadores e reguladores do setor e as ações são debatidas com os representantes das empresas congêneres, proporcionando a adoção de medidas que satisfazem as necessidades da sociedade e contribuem para a aplicação das melhores práticas sociais.

Para saber mais, acesse Partes Interessadas da Copel.