Estrutura de Governança
A Companhia Paranaense de Energia é uma sociedade anônima de capital aberto, dotada de personalidade jurídica de direito privado e, atualmente, a maior empresa do Estado do Paraná. Com sede em Curitiba, a Copel atua por meio de suas subsidiárias, nas áreas de geração, transmissão, distribuição e comercialização de energia.
A estrutura de governança corporativa da Copel é composta por órgãos estatutários e não estatutários de assessoramento, com diferentes níveis de responsabilidade. A Companhia é administrada pelo Conselho de Administração e pela Diretoria, conforme estabelece o Estatuto Social, de acordo com a Lei Federal nº 6.404/1976.

Órgãos de Assessoramento
Os órgãos de assessoramento têm caráter consultivo e são importantes instrumentos de apoio à tomada de decisão das companhias. Na Copel, os comitês de suporte ao Conselho de Administração estão divididos em duas categorias: estatutários e não estatutários, com atribuições específicas de análise e recomendação sobre determinadas matérias.
Órgãos de Assessoramento Estatutários
A Copel conta com 4 (quatro) comitês estatutários de assessoramento, com a função de subsidiar a tomada de decisão com informações e análises de assuntos referentes ao escopo de suas atribuições detalhadas nos seus respectivos regimentos internos.
Comitê de Auditoria Estatutário (CAE), Comitê de Investimentos e Inovação (CII), Comitê de Desenvolvimento Sustentável (CDS) e Comitê de Gente (CDG) são órgãos independentes de caráter consultivo e permanente para assessorar o Conselho de Administração.
Órgãos de Assessoramento Não Estatutários
A Copel conta com quatro órgãos não estatutários de assessoramento, com a função de subsidiar a tomada de decisão, com informações e análises de assuntos referentes ao escopo de suas atribuições detalhadas nos seus respectivos regimentos internos.
Corpo Diretivo
O Corpo Diretivo da Copel é composto pela Diretoria da Holding, cuja diretoria executiva é composta por nove membros, sendo: um Presidente; um Vice-Presidente de Gente e Gestão; um Vice-Presidente de Finanças e de Relações com Investidores; um Diretor de Suprimentos; um Vice-Presidente de Estratégia, Novos Negócios e Transformação Digital; um Vice-Presidente de Regulação e Mercado; um Vice-Presidente Jurídico e de Compliance; um Diretor de Governança, Risco e Compliance; e um Diretor de Comunicação, e pelas Diretorias das Subsidiárias Integrais diretas (Copel Geração e Transmissão, Copel Distribuição, Copel Comercialização e Copel Serviços), responsáveis pela execução das atividades-fim da Companhia.
Para conhecer mais sobre as atribuições e deveres das Diretorias, consulte o Estatuto Social. Para conhecer o perfil de cada um, acesse as abas destinadas a cada órgão. Para saber como elas estão estruturadas acesse o Organograma.