Cadeia de Valor
A Copel, na qualidade de empresa prestadora de serviços essenciais, participa de diferentes ações ligadas às políticas públicas em prol do desenvolvimento regional, nacional e no intercâmbio entre países, bem como no engajamento das partes interessadas em todas as dimensões da sustentabilidade.
A Companhia tem como princípio norteador do seu negócio a universalização do acesso à energia, por meio de um sistema confiável, moderno e com uma tarifa justa para toda a sociedade paranaense, sendo que 99,8% da população do Estado do Paraná é atendida pela Copel Distribuição. As fontes renováveis e limpas sempre constituíram a principal matriz energética da Copel, que vem trabalhando ininterruptamente em programas de eficiência energética desde a geração até o consumidor final, sempre em busca de novas tecnologias e no investimento na melhoria da infraestrutura e do consumo consciente, inclusive com o intercâmbio de tecnologia com outros países.
A Copel preza pelo trabalho decente e pelo crescimento econômico, seja por suas políticas internas, como a de direitos humanos que garante igualdade de gênero e o combate a qualquer tipo de discriminação, seja pelas obrigatoriedades legais. As ações da empresa nesse sentido encontram-se ancoradas em processos e normas internas que exigem indistintamente de empregados, administradores e fornecedores o cumprimento do Código de Conduta e o respeito ao Referencial Estratégico da Companhia.
As ações contra a mudança do clima orientam a tomada de decisão nos investimentos da Companhia, a análise de riscos e a avaliação financeira de oportunidades, mantendo a matriz energética predominantemente advinda de fontes renováveis e desenvolvendo tecnologias de baixo carbono e projetos de eficiência e conservação de energia, com foco em inovação, crescimento econômico e desenvolvimento sustentável.
Por meio da Política de Sustentabilidade e de exigências contratuais, a Copel aprimora a gestão de sua cadeia produtiva e direciona suas ações em benefício da comunidade, de forma a incorporar, nas relações internas e externas, valores que ampliem a proteção ao meio ambiente, a cidadania, o diálogo entre as partes, a ética e a transparência.
Gestão da Cadeia de Suprimentos
A gestão de fornecedores e parceiros, parte elementar da cadeia de suprimentos, é um pilar importante da responsabilidade empresarial no que tange às dimensões ambiental, social e de governança.
Os fornecedores da Copel variam conforme o negócio e incluem geradoras e transmissoras de energia elétrica, fabricantes de materiais, maquinário pesado, prestadoras de serviços, entre outros.
Clientes
A Proposta de Valor da Copel Distribuição (Copel DIS) é de distribuir energia elétrica sem interrupção ou, quando não for possível, com retorno rápido, com atendimento de qualidade, prestando informações úteis com agilidade e conta de luz sem erro.
Partes Interessadas
Inovação, Pesquisa e Desenvolvimento
Gestão da Segurança da Informação e Segurança Cibernética
As informações corporativas constituem um importante patrimônio de uma organização e todos são responsáveis por manter, zelar, armazenar e fazer uso correto, diligente e responsável, preservando o nível de sigilo, de acesso e de correção dos conteúdos. Esse conjunto de mecanismos de gestão das informações e da proteção de dados dentro de uma empresa é chamado de segurança da informação ou segurança cibernética (cybersecurity).