new window.VLibras.Widget('https://vlibras.gov.br/app');

A+

A-

English

Normas

Com o objetivo de promover a melhoria contínua de seu desempenho em sustentabilidade, a Copel guia suas ações e procedimentos nas melhores práticas, aplicando normas internacionais amplamente utilizadas e validadas pelo mercado.

GRI

A Global Reporting Initiative (GRI) é uma organização internacional de padrões independentes para a elaboração de relatórios de empresas, governos e outras organizações com o objetivo de comunicar os impactos em questões como mudanças climáticas, direitos humanos e corrupção.

Para padronizar seus indicadores de sustentabilidade (ou indicadores não financeiros) a Copel adota as diretrizes da Global Reporting Initiative (GRI), conhecida como GRI Standards. As normas GRI apresentam uma linguagem comum para as organizações e para as partes interessadas, com o objetivo de melhorar a compreensão dos impactos econômicos, ambientais, sociais e de governança das empresas e suas atividades. 

Os indicadores são utilizados tanto para a gestão interna desses impactos, como para a divulgação externa do desempenho anual da Companhia na publicação do Relato Integrado Copel, e dos Relatórios de Responsabilidade Socioambiental e Econômico-Financeiro, exigidos pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

ISO

A Organização Internacional de Padronização, do inglês International Organization for Standardization (ISO), é uma organização internacional independente e não governamental que reúne especialistas globais para elaborar padrões internacionais que visam orientar as empresas na adoção de práticas sustentáveis e éticas, bem como garantir segurança, confiança e alta qualidade nos processos de desenvolvimento de produtos e serviços.

Entre as principais normas ISO utilizadas pela Copel em seu processos, destacam-se a ISO 9001, a ISO 14001, a ISO 26000 e a ISO 37301. 

ISO9001

A norma ISO 9001 estabelece requisitos para o Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) de uma organização que auxiliam a melhoria dos processos internos, a maior capacitação dos colaboradores, o monitoramento do ambiente de trabalho, a verificação da satisfação dos clientes, colaboradores e fornecedores, em um processo contínuo de melhoria do sistema de gestão da qualidade.

ISO14001

A ISO14001 é uma norma que trata sobre Sistemas de Gestão Ambiental com o objetivo de permitir que as empresas que a utilizam tenham a capacidade de desenvolver suas práticas de gestão dos impactos ambientais, proporcionando melhores resultados. A Copel possui algumas de suas operações certificadas pela ISO14001, o que demonstra à todas as partes interessadas o compromisso da Companhia em ser ambientalmente correta.

ISO26000

A ISO26000 aborda a temática da Responsabilidade Social de forma ampla, desde a evolução histórica e definição de conceitos, como das formas pelas quais as empresas podem desenvolver o comportamento socialmente responsável. É uma norma de uso voluntário que não possuí caráter de certificação, sendo seu uso livre em parcial ou integralmente.

ISO37301

A ISO 37301 é uma norma internacional para sistemas de gestão de conformidade (CMS) que fornece diretrizes para estabelecer, desenvolver, implementar, avaliar, manter e melhorar um sistema de gerenciamento de conformidade eficaz e responsivo dentro das organizações.