new window.VLibras.Widget('https://vlibras.gov.br/app');

A+

A-

Sustentabilidade
Empresarial na Copel

A Copel é pioneira na gestão de questões ambientais, sociais e de governança corporativa. Ao longo de sua história, consolidou-se como uma empresa comprometida em prover energia e soluções para o desenvolvimento sustentável da sociedade, sendo a primeira empresa do setor elétrico a aderir ao Pacto Global das Organização das Nações Unidas – (ONU), em 12 de julho de 2000. 

O crescimento econômico, a responsabilidade socioambiental, a inovação e a excelência em governança são conceitos intrínsecos à estratégia de negócios da Empresa e a Copel tem orgulho de estar na vanguarda da preservação da biodiversidade e de programas socioambientais, conforme as diretrizes da Política de Sustentabilidade da Companhia.

A Copel considera as expectativas das partes interessadas em suas decisões e desenvolve seus negócios com responsabilidade, buscando sempre alternativas que promovam o bem estar social, alinhadas à legislação e às normas internacionais de comportamento.

Para difundir e materializar esse compromisso, a Copel desenvolve ações e programas que beneficiam a comunidade, o meio ambiente e o público interno. 

Por acreditar que empresas sustentáveis agregam valor e fortalecem sua marca, ganhando condições para melhor enfrentar os eventuais riscos econômicos, sociais e ambientais, a Copel reafirma que a gestão para a sustentabilidade é o caminho capaz de proporcionar à sociedade, ao meio ambiente e às demais partes interessadas a oportunidade de usufruir, como parceiros, do crescimento e do desenvolvimento da Companhia.

A Copel, em sua trajetória de sustentabilidade, prioriza a inovação nos processos, a qualidade dos serviços prestados e a transparência na gestão. Por isso, anualmente, publica os Relatórios de Sustentabilidade, conforme as diretrizes da Global Reporting Initiative (GRI) e dentro do padrão de estrutura do International Integrated Reporting Council (IIRC).

A Sustentabilidade
e Você

Aqui neste espaço é possível conhecer mais sobre a trajetória da Copel pelo caminho do desenvolvimento sustentável e as iniciativas que a Companhia promove na disseminação da cultura da sustentabilidade e no engajamento dos públicos interno e externo. 

Também é possível acessar o mapa do portal e localizar os conteúdos de interesse mais rapidamente.

Estratégia de Sustentabilidade

A Copel fundamenta sua estratégia de sustentabilidade nos princípios e diretrizes previstos na Política de Sustentabilidade, nos valores orientadores do Código de Conduta da Companhia, no Referencial Estratégico, no Planejamento Estratégico, no processo de Materialidade e nos compromissos voluntários assumidos, em especial: os Princípios do Pacto Global e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS da Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas (ONU).

Organograma
Sustentabilidade

A Companhia Paranaense de Energia – Copel, na qualidade de holding, mantém diretoria executiva composta por nove cargos: Diretor Presidente; Diretor de Gente e Gestão Empresarial; Diretor de Regulação e Mercado; Diretor de Finanças e de Relações com Investidores; Diretor Adjunto de Suprimento; Diretor Jurídico e de Compliance; Diretor Adjunto de Governança, Risco e Compliance; Diretor de Novos Negócios e Diretor Adjunto de Comunicações ─ conforme disposto no seu Estatuto Social.

As atividades-fim da Companhia são executadas por quatro subsidiárias integrais. A Copel Geração e Transmissão S.A., a Copel Distribuição S.A., a Copel Comercialização S.A. e a Copel Serviços S.A. são voltadas ao processo de produção, transporte, venda e entrega de energia elétrica de geração hídrica, e prestação de serviços correlatos.

Negócios no âmbito de energias renováveis levaram a Copel a adquirir 100% de participação em sociedades de propósito específico (SPEs), voltadas exclusivamente à produção de energia eólica, as quais são gerenciadas pela Copel Geração e Transmissão S.A.

Comitê de Desenvolvimento
Sustentável

O Comitê de Desenvolvimento Sustentável da Copel está previsto no Estatuto Social, é órgão independente, de caráter consultivo e permanente, de assessoramento ao Conselho de Administração, sendo as características, composição, funcionamento e competências estabelecidas em Regimento Interno específico. Este Comitê subordina-se ao Conselho de Administração, ao qual está diretamente vinculado.

Compromissos
Voluntários

A Copel assume perante suas partes interessadas o comprometimento com a responsabilidade ambiental, social e em governança por meio de diversos compromissos voluntários reconhecidos local e mundialmente.

Objetivos de Sustentabilidade da Copel

A Copel adotou a estrutura dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) como uma de suas principais diretrizes de Sustentabilidade. O lançamento da Agenda 2030 (ONU) em 2015 foi um marco para o desenvolvimento sustentável em escala global: 17 objetivos impactantes desdobrados em 169 metas, que devem ser adaptadas a contextos locais. 

Com o lema de “não deixar ninguém para trás”, a missão dos ODS é alavancar o compromisso juntos aos diversos atores (nações, governos, industrias empresas, academia, entre outros) para uma atuação ampla e participativa. As estratégias de implementação são regionalizadas, considerando características específicas e ações prioritárias de cada território. 

No caso da Copel, principalmente em sua área de atuação, são desenvolvidas iniciativas alinhadas a sua estratégia de geração de valor com a sustentabilidade. 

Em 2018, como produto das oficinas de trabalho do grupo “Energia & Clima” da Rede Brasil do Pacto Global, foi publicado o manual “Integração dos ODS no Setor Elétrico Brasileiro (SEB)”, que elencou os cinco ODS mais relevantes para empresas do setor elétrico, cuja priorização também foi adotada pela Copel:

  • ODS 7 – Energia Limpa e Acessível;
  • ODS 8 – Trabalho Decente e Crescimento Econômico;
  • ODS 9 – Indústria, Inovação e Infraestrutura;
  • ODS 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis;
  • ODS 13 – Ação contra a Mudança Global do Clima.

Em 2022, a Copel passou a priorizar o ODS 4, por entender que a parceria entre empresas e academia apresenta-se como importante instrumento para disseminação do conhecimento em prol do desenvolvimento sustentável, com engajamento das futuras gerações e a inserção de estudantes no mercado de trabalho.

Estes ODS permeiam as dimensões ASG:

  • Energia Limpa e Acessível 
  • Indústria, Inovação e Infraestrutura 
  • Cidades e Comunidades Sustentáveis 
  • Ação contra a Mudança Global do clima
  • Energia Limpa e Acessível 
  • Trabalho Decente e Crescimento Econômico
  • Cidades e Comunidades Sustentáveis
  • Trabalho Decente e Crescimento Econômico 
  • Indústria, inovação e infraestrutura 
  • Cidades e comunidades sustentáveis 
  • Ação Contra a Mudança Global do Clima

Práticas de Sustentabilidade

A Copel adota como ferramentas de gestão de sustentabilidade as metodologias, normas e plataformas de certificação que são referências na elaboração de relatórios, estruturação de processos e classificação das melhores práticas para o crescimento com sustentabilidade.