new window.VLibras.Widget('https://vlibras.gov.br/app');

A+

A-

Materialidade

O processo de Materialidade da Companhia é desenvolvido com base em levantamento e processamento de dados sobre os temas relevantes para a Copel (Holding) e suas Subsidiárias Integrais, com aprovação do Conselho de Administração, cujo resultado serve de suporte para a elaboração do Planejamento Estratégico e do Relato Integrado, sendo, portanto, fundamentais para a condução dos negócios da Companhia, além de considerar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

A Copel utiliza as diretrizes da Global Reporting Initiave (GRI) para a elaboração de seus indicadores de desempenho relacionados às práticas de sustentabilidade, e a metodologia do International Integrated Reporting Council (IIRC) para a estruturação de seu Relato Integrado.

Ambas as metodologias são consideradas melhores práticas de prestação de contas às partes interessadas e são amplamente utilizadas pelas empresas que divulgam relatórios com aspectos econômicos, ambientais, sociais e de governança. Como parte do processo de elaboração desses tipos de relatório, o processo de materialidade é apresentado dentro dessas metodologias de maneira similar, sendo seu resultado a espinha dorsal dos Relatórios Anuais da Copel.

De acordo com a GRI, os temas relevantes são aqueles considerados importantes por refletirem os impactos econômicos, ambientais, e sociais da organização, ou influenciarem as decisões das partes interessadas. A priorização (expectativa das partes interessadas x impacto da empresa) desses temas relevantes resulta nos temas materiais da Companhia. O principal critério, portanto, para definir os temas materiais, é o impacto, e as características que os definem são a frequência e a severidade.

A abordagem da IIRC é mais ampla, ou seja, os temas relevantes são aqueles que afetam a capacidade da organização em gerar valor de seus capitais (financeiro, manufaturado, intelectual, humano, social e de relacionamento, e natural). A priorização dos temas é realizada com a análise da magnitude dos seus efeitos, que resulta nos temas materiais da Companhia.

Os Relatórios de Materialidade da Copel são elaborados com base nas metodologias disponíveis, bem como em estudos sobre a recorrência dos temas materiais reportados pelas companhias de maior relevância do setor, tanto do mercado interno quanto externo.

Dessa forma, vale ressaltar que a Copel revisa periodicamente a matriz de materialidade no sentido de identificar os temas mais relevantes para a Companhia e suas subsidiárias, consoante o contexto do setor elétrico, as tendências mundiais, o cenário econômico e social.

Relatório de
Materialidade

Os Relatórios de Materialidade da Copel são elaborados com base em diversas metodologias disponíveis, bem como em estudos sobre a recorrência dos temas materiais reportados pelas companhias de maior relevância do setor, tanto do mercado interno quanto externo.

Os temas materiais para a Copel, relevantes para a atividade e para os stakeholders, são utilizados como base para o reporte de desempenho a cada ciclo e também como suporte ao processo de Planejamento Estratégico, sendo, portanto, fundamentais para a condução dos negócios da Companhia.

Vale ressaltar que a Copel revisa periodicamente a matriz de materialidade no sentido de identificar os temas mais relevantes para a Companhia e suas subsidiárias, consoante o contexto do setor elétrico, as tendências mundiais, o cenário econômico e social.