new window.VLibras.Widget('https://vlibras.gov.br/app');

A+

A-

Inovação

A inovação consta como um dos valores da Copel em seu referencial estratégico. Nas diretrizes estratégicas corporativas, consta a necessidade de fomentar a inovação como alavanca do crescimento, do aumento da satisfação e da fidelização de clientes e do aprimoramento de processos.

Considerando a temática inovação como fator chave para o crescimento sustentado, viabilidade e aumento do bem-estar e desenvolvimento da sociedade, a inovação na Copel deixou de ser um assunto somente das áreas de pesquisa e desenvolvimento para se tornar uma busca de toda a Companhia. A Copel vê clara a importância da inovação para manter-se ativa e forte nos mercados onde atua.

Para refletir essa cultura organizacional a Copel mantém na estrutura, além das áreas responsáveis pelo P&D regulado da Aneel, um Departamento de Inovação, no âmbito da Diretoria de Desenvolvimento de Negócios, e um Comitê de Investimento e Inovação, composto por 3 membros do CAD, colocando a temática inovação em debate nos mais altos níveis decisórios. Ainda, na Política de Investimentos também foram consideradas diretrizes para os investimentos em inovação, com o objetivo de acelerar iniciativas de interesse do Grupo. Também foram estabelecidas a Tese de Investimentos e a Tese de Investimentos em Inovação. Desse modo, a Companhia passa a destinar uma reserva de recursos para investimento em negócios e projetos de inovação, além dos recursos tradicionalmente já destinados ao programa regulado de P&D da Aneel.

A Copel teve um grande aprendizado ao longo dos anos, desenvolvendo a inovação por meio do programa de P&D Aneel e está apta para empenhar mais esforços na direção de iniciativas que visam a promoção de soluções e negócios inovadores que ultrapassem as fases iniciais da cadeia de inovação em busca de resultados com maior agregação de valor. Com esse foco, foi lançado o Programa de Inovação Aberta Copel Volt, iniciativa que buscou no mercado soluções escaláveis para os desafios da Companhia.

A Copel deu um passo adiante no movimento de Inovação Aberta ao lançar seu primeiro fundo de Corporate Venture Capital (CVC). Com um investimento inicial de R$ 150 milhões, o Copel Ventures I está focado em impulsionar startups nacionais e internacionais nos estágios Seed e Série-A, visando o desenvolvimento de soluções em serviços e produtos ligados ao setor elétrico, em especial que contribuam com a transição energética. 

Trata-se de um fundo exclusivo, de propriedade integral da Copel, que tem a Vox Capital como gestora. O foco do Copel Ventures I abrange cinco áreas principais: energias renováveis e limpas; Energy as a Service; cidades inteligentes e eletromobilidade; gestão de ativos e instalações; e processos internos inovadores. Um dos pontos centrais dessa iniciativa é a contribuição para a transição energética, buscando investir em soluções que não só impulsionem a inovação no setor elétrico, mas também promovam um impacto positivo na sociedade e no meio ambiente. 

Mobilidade urbana e cidades inteligentes continuam sendo temas da inovação aos quais a Copel direciona especial atenção. Ambos contribuem para a redução das emissões de carbono e para o acesso à eletricidade, em convergência com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável priorizados pelo setor de energia elétrica e pela Companhia. A Copel está renovando sua frota de veículos leves e testando soluções de eletromobilidade dentro do Copel Volt, avançando no tema de mobilidade elétrica na empresa, iniciativa que começou em 2018 na implantação da maior eletrovia do país, com 12 postos de recarga ao longo de 730 quilômetros da rodovia BR-277, ligando o extremo leste ao extremo oeste do estado.

Contribuindo para posicionar o Paraná como polo de produção de energia a partir do hidrogênio verde, a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) e a Copel firmaram parceria para realizar o projeto Hidrogênio renovável a partir da reforma a seco do biogás proveniente do tratamento de esgoto doméstico como energético para eletromobilidade. 

Visando modernizar a gestão e a distribuição de energia elétrica no Paraná foi lançado em 2020 o programa Rede Elétrica Inteligente. Medidores inteligentes se comunicam diretamente com o Centro Integrado de Operação da Distribuição da Copel, facilitando o controle de toda a cadeia de energia, da subestação até o consumidor final. Com isso, a leitura de consumo pode ser feita a distância, dando autonomia para os cidadãos monitorarem esse índice em tempo real, por aplicativo. 

Copel Geração e Transmissão

Em vigência desde 2000​​​​​​​​​, ​o Programa de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (P&D+I) da Copel Geração e Transmissão (Copel GeT) foi responsável pelo desenvolvimento de projetos que trouxeram benefícios diretos e indiretos para a Companhia. Nos últimos anos, a Copel GeT avançou nas ações voltadas à inovação com iniciativas que fomentam o compartilhamento de ideias, de conhecimento e divulgação de boas práticas – sempre buscando incentivar a criatividade e o comportamento inovador para melhorar processos já existentes ou criar soluções, produtos e serviços para essa subsidiária.  

O Inov+ GeT permite que qualquer empregado da Copel GeT cadastre a qualquer tempo uma proposta de inovação e apresente para um Comitê Gestor. Utilizando uma metodologia própria, promove o desenvolvimento tanto dos projetos como dos intraempreendedores. 

Conta ainda com o ETGET, evento bianual que visa o compartilhamento e a discussão de trabalhos técnicos da Copel GeT.  

Copel Distribuição

A Copel DIS promove a InovaDIS, semana dedicada à cultura de inovação e aprendizado de seus colaboradores, e aberta aos demais empregados do Grupo Copel. O objetivo é engajar e fomentar a inovação dentro da Copel DIS. A inovação em conjunto com a mudança de cultura são as bases para que a distribuidora seja a mais moderna do Brasil e, assim, atingir novos patamares de excelência.

Com o desafio de promover inovação num ambiente altamente regulado, a Copel DIS propões em cocriar soluções para o desenvolvimento de soluções inovadoras.

Outra iniciativa com foco na inovação é o Programa +Dis_aí, que consiste na captação de ideias de qualquer empregado, e que gere alguma inovação, por meio de cadastro de sua ideia no canal do programa. Dessa forma, o intraempreendedor encontra um caminho para obtenção de recursos para colocar sua ideia em prática. O +DIS_aí é o principal programa de ideação da Copel Distribuição. Democrático, fomenta o protagonismo copeliano ao permitir que todos possam contribuir com ideias e propostas inovadores para os processos da Companhia, independente da função exercida, setor de trabalho, cidade de lotação ou especialidade.

Acessível 24 horas por dia e 7 dias por semana através de computadores ou dispositivos móveis (tablets e celulares), disponível inclusive em campo, a plataforma permite que as ideias possam ser cadastradas no instante em que elas vêm à mente de qualquer colaborador, aproveitando aqueles momentos em que a inspiração surge ou que os problemas se manifestam e são vivenciados.

Mais do que apenas uma plataforma para cadastro de ideias, o +DIS_aí é um programa completo de ideação que acompanha todas as fases do processo, passando pela avaliação do alinhamento da ideia aos objetivos estratégicos, aprimoramento da proposta e fase de implantação.

A Copel sabe que ser inovador envolve quem produz e gera ideias, além de quem as implanta. Entende-se que captar, executar e disseminar os projetos e sugestões de melhorias são fontes para um processo contínuo de desenvolvimento de diferenciais competitivos e inovadores. Por isto, durante todas as fases do programa há a oportunidade de vários colaboradores participarem e colaborarem, inclusive o próprio proponente, com os estudos, prototipagens e projetos pilotos. O programa vem sendo realizado desde 2018 com excelentes resultados.

Inovação Aberta

A inovação aberta objetiva estabelecer fluxos de conhecimento coordenados que extrapolem as fronteiras da empresa de forma a ampliar e acelerar a capacidade inovadora interna e permitindo a expansão de mercados para uso externo das inovações. Esta sistemática tem ajudado as organizações a melhorar o desenvolvimento de produtos ou serviços, aumentando a eficiência dos processos de desenvolvimento e inovação, com menor prazo, menor custo, ou agregando novos serviços por meio de parcerias com diferentes entidades, como startups, instituições de ensino ou institutos tecnológicos.

Ao adotar a inovação aberta, as fronteiras da organização tornam-se permeáveis e permitem combinar os recursos com colaboradores externos.

Copel+

Viabilizado em 2018 pelo programa do P&D Aneel na Copel Distribuição como um primeiro passo rumo à cultura da inovação aberta na Copel, o Copel+ foi um projeto cujo objetivo geral da pesquisa foi o de avaliar a Aprendizagem Organizacional proporcionada pela participação em um ecossistema empreendedor voltado à Inovação Aberta no setor elétrico. Todo o trabalho de pesquisa fez com que o projeto Copel+ se tornasse um caso bem-sucedido de interação entre a indústria, representada pela Copel; a universidade, representada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR); e o ecossistema de inovação Hotmilk da PUC-PR em conjunto com a Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) e o Instituto EDuvaldo Lodi (IEL).

Copel Volt

O Copel Volt é um programa de inovação aberta da Copel iniciado em 2021. A iniciativa vem para alavancar novos produtos e serviços na área de energia e fortalecer o posicionamento da Copel junto ao ecossistema da inovação. O principal objetivo é que startups desenvolvam, com apoio financeiro e técnico da Copel, provas de conceito (PoCs) buscando as soluções mais inovadoras para enfrentar os desafios levantados pela Companhia. Em 2022, ocorreu a finalização das provas de conceito da 1ª edição e o lançamento da 2ª edição, em novembro. Em 2023, houve a conclusão da 2 edição do programa.

CVC

Em 2023 a Copel lançou seu primeiro fundo de Corporate Venture Capital (CVC). Com um investimento inicial de R$ 150 milhões. Denominado de Copel Ventures I, está focado em impulsionar startups nacionais e internacionais nos estágios Seed e Série-A, visando o desenvolvimento de soluções em serviços e produtos ligados ao setor elétrico, em especial que contribuam com a transição energética. Trata-se de um fundo exclusivo, de propriedade integral da Copel, que tem a Vox Capital como gestora.

Copel Volt

A inovação aberta é uma realidade e empresas dos diversos setores tem buscado competitividade por meio dessa modalidade de inovação. Sua principal característica é encontrar soluções para processos organizacionais, novos mercados ou melhoria de soluções já existentes contando com a parcerias das startups.

Corporate Venture Capital

O Corporate Venture Capital (CVC) é um fundo exclusivo, de propriedade integral da Copel, que tem a Vox Capital como gestora e visa ao desenvolvimento de soluções em serviços e produtos ligados ao setor elétrico, abrangendo os pilares de descarbonização, descentralização, digitalização e disrupção da demanda. As cinco principais áreas de prospecção de soluções são: energias renováveis e limpas; energia como serviço (energy as a service); cidades inteligentes e eletromobilidade; gestão de ativos e instalações; e processos internos inovadores.