new window.VLibras.Widget('https://vlibras.gov.br/app');

A+

A-

Programas Sociais

Orientada pelo conceito de sustentabilidade, a Copel realiza programas que refletem a sua conduta socialmente responsável. O interesse social é o foco principal , e as estratégias são construídas a fim de se atingir benefícios em diversas áreas sociais como, por exemplo, inclusão energética e social, saúde, geração de renda, igualdade, educação socioambiental, entre outros.

Os benefícios dos programas sociais impactam direta ou indiretamente todas as partes interessadas. O cliente tem a segurança de consumir de uma empresa comprometida com a sociedade , assim como também os parceiros, acionistas e investidores valorizam cada vez mais as empresas que consideram a dimensão social da sustentabilidade como parte indissociável de sua estratégia, o que favorece um ambiente seguro para seus investimentos e negociação de parcerias.

Concorrentes e fornecedores tendem a melhorar sua performance social, adequando procedimentos para não perder mercado, manter contratos ou ampliar sua atuação. O meio ambiente é impactado uma vez que vários programas guardam relação com as práticas assumidas por grupos sociais envolvidos em relação ao meio ambiente.

A comunidade, por sua vez, é beneficiada diretamente com a melhoria da qualidade de vida, e ampliação da consciência socioambiental que promove benefícios a longo prazo para toda a sociedade; e o governo tem apoio para suas políticas públicas por meio de diversos programas que ajudam a operacionalizá-las.

Enfim, os programas contribuem de forma geral para a melhora do relacionamento e comunicação da empresa com as suas partes interessadas, que devolvem isso em forma de confiança e legitimidade. GRI 405 a 415

barra-colorida-20px

Programas Sociais da Copel

A Copel executa programas de caráter social como instrumento para a melhoria da qualidade de vida da população e de seus empregados. 

Internamente, os programas sociais concedem benefícios aos seus empregados, estimulam a elevação do nível de escolaridade, promovem a ascensão profissional e proporcionam cuidados à saúde e segurança de seus trabalhadores. 

Externamente, os programas oferecem alternativas para problemas de interesse público, contribuindo para o alívio de vulnerabilidades sociais que alguns segmentos da população estão submetidos. 

Temas como educação, saúde, inclusão social e igualdade são caros à Companhia, que investe recursos e competências no intuído de fortalecer a cidadania no contexto da responsabilidade social empresarial.

Atualmente sua estratégia de atuação social está orientada pela Agenda 2030 de desenvolvimento sustentável da Organização das Nações Unidas, que dispõe de 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável que englobam 169 metas.

barra-colorida-20px

Políticas Públicas

Políticas públicas compreendem as atividades diretas ou indiretas do Estado que objetivam atender o interesse social, resolver problemas da população e assegurar direitos, possibilitando assim a cidadania. 

Elas são operacionalizadas por meio de instrumentos como planos, programas e ações governamentais, podendo contar com a participação de órgãos públicos e privados. Seus ciclos são compostos pelas etapas de planejamento, execução, monitoramento e avaliação.

No desempenho do seu papel social, a Copel atua em parceria com as três esferas governamentais, a federal, a estadual e a municipal para a execução de políticas públicas relativas ao setor elétrico, operacionalizadas por meio de programas que seguem determinações legais, bem como buscando o alinhamento de todas as suas ações às políticas públicas existentes, a fim de contribuir para o desenvolvimento econômico, social, ambiental e cultural da sociedade, orientando-se pelo interesse público que justificou a criação da Companhia.

Os recursos destinados às políticas públicas podem ser próprios ou provenientes de repasse do governo.

Gestão de
Políticas Públicas

Na Copel, as políticas públicas são operacionalizadas por meio de programas de caráter social, cuja finalidade principal é a ampliação do acesso à energia, considerando as características socioeconômicas da população, bem como as especificidades e demandas do meio urbano e do meio rural.

Esses programas atendem determinações legais e são acompanhados pela Empresa por meio de dados como público-alvo, valores investidos, valores ressarcidos, número de beneficiários, regiões atendidas, impactos e resultados atingidos.

A Copel Distribuição, pela característica de seu negócio, mantém o controle de quase a totalidade dos indicadores de cada um dos programas, ficando o menor volume sob controle das outras subsidiárias do grupo.

A Copel Holding, também pela natureza de suas atividades, monitora o tema das políticas públicas no escopo da Sustentabilidade Empresarial, mantendo diálogo com as equipes de gestão das subsidiárias integrais para acompanhamento e reporte externo dos dados, cumprindo seu compromisso com a transparência junto às suas partes interessadas.

Copel na Comunidade

Programas
Governamentais

A Copel executa programas governamentais de caráter social como instrumento de operacionalização de políticas públicas, cuja finalidade principal é a ampliação do acesso à energia, considerando as características socieconômicas da população, bem como as especificidades e demandas do meio urbano e do meio rural. 

barra-colorida-20px

Programas de Infraestrutura

Os programas de infraestrutura em geração, transmissão e distribuição da Copel têm impacto direto na qualidade de vida dos cidadãos. Entre 2019 e 2025, a Copel pretende concluir três grandes programas de modernização das redes de distribuição da Copel: o Paraná Trifásico, o Redes Elétricas Inteligentes (Smart Grid) e o Confiabilidade Total.

Confiabilidade Total

Iniciado em 2020, o Projeto Confiabilidade Total foca na utilização de novas tecnologias para operação do sistema de distribuição, abrangendo: a melhoria da comunicação com as equipes de campo, a automação de todos os equipamentos especiais instalados na rede de distribuição, a implantação de subestações (SEs) ou estações de chaves (ECs) em todos os municípios, a eliminação de radialidades pela implantação de transferência automática em todas as subestações e a implantação de reconfiguração autônoma (self-healing) nos alimentadores com mais de 3.000 consumidores. 

Paraná Trifásico

O Programa Paraná Trifásico foi lançado no final de 2019, em parceria com o Governo do Estado. Abrangendo a construção de novas redes e sistemas de automação, totalizando novos 25 mil quilômetros de redes trifásicas. Com foco na melhoria do atendimento das áreas rurais do Estado do Paraná, promoverá aumento da qualidade no fornecimento e agilidade no restabelecimento dos serviços após interrupções.  

Programa Iluminando Gerações

Rede Elétrica Inteligente

A aplicação de tecnologia para redes inteligentes começou a ser efetuada na Copel por meio de projetos pilotos como o Projeto Paraná Smart Grid, desenvolvido em uma pequena região de Curitiba e o Projeto Smart Grid Ipiranga, que atendeu com rede inteligente o município de Ipiranga, totalizando 5250 unidades consumidoras. A partir do ano de 2019, a Copel iniciou o planejamento do projeto de expansão da tecnologia que trata da aplicação massiva de medidores inteligentes e rede de comunicação para estes medidores e equipamentos de automação da distribuição, tal projeto foi nomeado como Smart Grid Paraná.