new window.VLibras.Widget('https://vlibras.gov.br/app');

A+

A-

English

Paraná Trifásico

O Programa Paraná Trifásico foi lançado no final de 2019, em parceria com o Governo do Estado. Abrangendo a construção de novas redes e sistemas de automação, totalizando novos 25 mil quilômetros de redes trifásicas. Com foco na melhoria do atendimento das áreas rurais do Estado do Paraná, promoverá aumento da qualidade no fornecimento e agilidade no restabelecimento dos serviços após interrupções.  

As obras previstas reforçarão os entroncamentos das principais redes de distribuição localizadas nas regiões rurais do Paraná, tornando mais ágil o atendimento às solicitações de ligações trifásicas para os produtores rurais atuais e para novos clientes, além da redução da contrapartida dos consumidores para estes atendimentos. Desta forma, o acesso a rede trifásica será facilitado, potencializando o surgimento e desenvolvimento de empreendimentos dos setores produtivos rurais, alvos do programa.  

Estes mesmos entroncamentos receberão sistemas autônomos de identificação dos locais com defeito e reconfiguração da rede, reduzindo a abrangência das regiões impactadas por desligamentos, agilizando a resolução de problemas nas redes e, com isso, diminuindo o risco de acidentes com empregados, terceiros e a população. O programa irá atuar em múltiplas frentes e em diversas regiões de forma concomitante, sendo prevista a conclusão em 2025. 

A contratação dos serviços e o fornecimento dos materiais será majoritariamente na modalidade Turn Key (modalidade em que o provedor fica obrigado a entregar a obra em condições de uso imediato, incluindo projeto, insumos e execução) o que promoverá o aumento da oferta de empregos diretos no Estado do Paraná.  

Com uma rede elétrica rural mais robusta e confiável, os produtores rurais poderão substituir e até eliminar a necessidade de uso de sistemas de geração de energia baseados em combustível fóssil, diminuindo a emissão de gases de efeito estufa e dos resíduos decorrentes.

Além disso, a maior automação na rede diminuirá as demandas de manutenção corretiva pelas equipes da Copel, diminuindo a pegada ecológica necessária para o atendimento dessas unidades consumidoras.