new window.VLibras.Widget('https://vlibras.gov.br/app');

A+

A-

Ictiofauna

A implantação de empreendimentos hidrelétricos requer o represamento da água e a formação de lagos. Como consequência, parte do curso natural do leito dos rios é alterada, implicando também mudanças na dinâmica do fluxo da água (ambiente lótico para lêntico). Essas alterações podem afetar a comunidade aquática, modificando sua composição e favorecendo algumas espécies em detrimento de outras. 

Além disso, ao longo da operação desses empreendimentos, algumas situações específicas podem colocar em risco a fauna de peixes, ocasionando, por exemplo, seu aprisionamento em determinados locais devido às oscilações do nível da água no reservatório ou confinamento nas máquinas durante procedimentos de manutenção das usinas.

Para minimizar todos os impactos possíveis que essas alterações no ambiente podem ter sobre a ictiofauna, a Copel desenvolve diversos programas que envolvem o resgate de peixes durante a fase de construção de barragens e durante a operação das hidrelétricas, o monitoramento periódico da ictiofauna nos seus reservatórios e ações voltadas à pesquisa, reprodução e soltura de peixes.

Ativo 37-50

Resgate e Monitoramento de Ictiofauna

Comprometida com a conservação da biodiversidade, a Copel realiza diversas atividades voltadas ao monitoramento e ao resgate de peixes, visando evitar, minimizar e compensar o impacto na ictiofauna (fauna de peixes) existente nos reservatórios e rios sob sua responsabilidade.

As primeiras ações de monitoramento foram iniciadas ainda em 1993 e, desde então, a atuação da Companhia permitiu o levantamento de espécies diversas e consolida-se como importante ferramenta no mapeamento da riqueza de espécies de ictiofauna nas áreas monitoradas, incluindo a identificação de espécies ameaçadas de extinção.

Reprodução e Repovoamento de Peixes

Previstas como ações de compensação ambiental em prol da biodiversidade, as atividades de reprodução e repovoamento de peixes foram iniciadas no âmbito do licenciamento ambiental da Usina Hidrelétrica Governador Ney Aminthas de Barros Braga, conhecida à época como Usina de Segredo.

As ações de repovoamento desenvolvidas pela Copel têm caráter de mitigação e compensação ambiental, uma vez que os peixes criados na Estação Experimental de Estudos Ictiológicos (EEEI) não apresentam interesse comercial, mas sim voltados à conservação de espécies nativas.

Estação Experimental de Estudos Ictiológicos