Ações Copel Geração e Transmissão
Orientada pela política de Saúde e Segurança do trabalho, a Copel Geração e Transmissão (Copel GeT) tem como diretriz que todos são responsáveis pela segurança e compreensão de que todos os acidentes podem ser evitados.
Diversas ações são desenvolvidas ao longo do ano sempre pautadas pelos riscos levantados. Entre estas ações destacam-se:
Inicialmente lançado como campanha, com foco no estímulo ao comportamento seguro, baseado nas estatísticas dos acidentes e no conceito do Cuidado Ativo, posteriormente acabou evoluindo para um programa permanente com várias ações integradas. Desde o início, a premissa da corresponsabilidade foi bastante difundida e internalizada. Ao longo dos anos, várias turmas concluíram o Curso de Formação em Segurança Comportamental, com profissionais de diferentes áreas da Copel GeT, onde iniciou-se uma mudança na forma de abordagem comportamental dos empregados, contando com diferentes ações do programa (workshops, campanhas, SIPATs, palestras, vídeos, materiais promocionais, e-mails, procedimentos, além de diversas ações de Comunicação) que buscavam destacar e valorizar ações que tinham como foco a Segurança Comportamental.
Verificação Comportamental – VCO
A VCO é um método de observação e interação com a força de trabalho, com foco na atitude e no comportamento das pessoas durante a realização de suas atividades, por meio em tempo real. O método utiliza uma técnica de abordagem, baseado na conscientização e na melhoria contínua do desempenho em Segurança, Saúde e Meio Ambiente com objetivos principais:
- Contribuir para evolução da cultura de segurança;
- Melhorar a percepção de riscos;
- Disseminar a cultura do cuidado ativo;
- Contribuir na elaboração de indicadores ativos de segurança; e
- Direcionar as ações e investimentos em Segurança do Trabalho.
O sistema consiste no preenchimento de formulário acerca dos procedimentos de segurança e dados de verificação lançados diretamente em um aplicativo móvel, permitindo análise em tempo real o que economiza tempo, aumenta a confiabilidade, centraliza a gestão dos dados registrados, padroniza os formulários e relatórios de ocorrências e agiliza a tomada de decisão para correção de eventuais desvios identificados nas áreas, além de subsidiar a definição de prioridades para a atuação dos gestores nas ações voltadas à segurança e saúde do trabalho.
A gestão dos riscos relacionados à saúde e segurança é realizada por meio de uma abordagem integrada que envolve diversos programas e comitês:
- Programas de Gerenciamento de Riscos (PGR) – estruturam a identificação, avaliação e controle dos riscos ocupacionais, seguindo padrões rigorosos de segurança.
- Comissões Internas de Prevenção de Acidentes e Assédio (CIPA) – comitês dedicados que trabalham em conjunto com as Brigadas de Emergência para responder a incidentes e promover práticas preventivas.
- Verificações Comportamentais – observações e interações focadas na atitude e comportamento dos colaboradores, visando a melhoria contínua da segurança.
- Inspeções de Segurança – avaliações regulares das condições de trabalho para identificar e mitigar riscos potenciais.
- Reuniões Setoriais de Segurança (RSS) – encontros periódicos para discutir questões de segurança e compartilhar melhores práticas.
- Sistema Caça ao Risco – plataforma onde os empregados podem ativamente relatar riscos identificados, contribuindo para a segurança coletiva.
Esses métodos, em conjunto, formam uma rede robusta de segurança que permite não apenas a identificação e tratativa de riscos, mas também a participação ativa dos empregados na construção de um ambiente de trabalho mais seguro.
Premia a melhor Campanha de Segurança, dentro do ciclo anual, destacando as ações realizadas pelas CIPAs e valorizando a dedicação e comprometimento dos empregados. A entrega do prêmio é realizada pelo Diretor Geral da Copel GET.
Projeto Piloto para Diagnóstico de Cultura de Segurança: desenvolvido nas usinas da Copel GeT, certificadas na norma ISO 45001:2018. Este projeto realizou o diagnóstico do nível de maturidade da cultura de segurança e posteriormente elaborou um plano de transformação cultural com foco no desenvolvimento de ações para contribuir com a redução dos acidentes de trabalho e melhoria do nível de maturidade em segurança comportamental.
Sistema de Gestão Integrada
A Copel Geração e Transmissão S.A. busca a excelência nos serviços especializados de operação e manutenção de usinas geradoras de energia elétrica, com o compromisso de:
- Prevenir lesões e doenças ocupacionais, sobretudo ocasionadas por trânsito e eletricidade;
- Adotar uma abordagem sistêmica preventiva a fim de eliminar perigos e reduzir riscos, com objetivo de prevenir acidentes e assegurar condições de trabalho seguras e saudáveis;
- Promover a consulta e incentivar a participação dos trabalhadores em fóruns e ambientes adequados à informação e discussão dos assuntos de saúde e segurança no trabalho;
- Proteger o meio ambiente, através da prevenção da poluição, em especial a ocasionada por óleos industriais, da otimização do consumo de materiais, água e energia, e da destinação ambientalmente correta dos resíduos;
- Racionalizar os custos;
- Otimizar os índices de disponibilidade e confiabilidade;
- Atender aos requisitos legais pertinentes e outros requisitos aplicáveis; e
- Implantar melhoria contínua no desempenho da qualidade, segurança e saúde e do meio ambiente, em alinhamento com as políticas e diretrizes corporativas.
No contexto da Segurança do Trabalho, cinco das principais usinas da Copel GeT são certificadas pela norma 45001:2018 – Sistemas de Gestão de Saúde e Segurança Ocupacionais. Tal certificação é um reconhecimento internacional que atesta o compromisso da empresa com a segurança e a saúde dos seus colaboradores, seguindo rigorosos padrões de gestão de riscos ocupacionais.
As usinas certificadas, de acordo com o escopo “Processos de operação e manutenção de Infraestrutura de Geração de Energia”, são:”
- UHE GBM – Usina Hidrelétrica Gov. Bento Munhoz da Rocha Netto (Foz do Areia);
- UHE GNB – Usina Hidrelétrica Gov. Ney Aminthas de Barros Braga (Segredo);
- UHE GJR – Usina Hidrelétrica Gov. José Richa (Salto Caxias);
- UHE DRJ – Usina Hidrelétrica Derivação do Rio Jordão; e
- UHE GPS – Usina Hidrelétrica Governador Pedro Viriato Parigot de Souza.
Essas certificações refletem o alto padrão de segurança adotado pela Copel GeT e seu compromisso contínuo com a melhoria das condições de trabalho e a prevenção de acidentes.