O Cultivar Energia é um programa socioambiental corporativo, que tem como objetivo principal a viabilização de hortas comunitárias em vazios urbanos embaixo de linhas de energia da Copel em parceria com prefeituras municipais, promovendo a substituição de áreas ociosas e subutilizadas por áreas verdes e produtivas. Internamente se consolida como uma estratégia auxiliar na prevenção de ocupações irregulares e de risco para a população. Para a comunidade, os principais benefícios são a melhoria ambiental do espaço urbano, o estímulo à segurança alimentar e a possibilidade de geração de renda.
O programa converge com políticas públicas municipais de agricultura urbana e inclusão social, e fortalece um conjunto de ações em prol dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização Mundial das Nações Unidas – ONU, especialmente no que tange aos ODS 2 – Fome Zero e Agricultura Sustentável; ODS 10 – Reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles, e ODS 17 – Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável. Estimula ainda o diálogo entre os órgãos públicos e entre empresa e comunidade na busca e elaboração de respostas conjuntas para os desafios sociais e soluções sustentáveis para as cidades.
Acesse aqui os requisitos para a execução do Programa Cultivar Energia.
Em 2022 foram beneficiadas 445 famílias. Estima-se que que aproximadamente 1.700 pessoas são diretamente beneficiadas e outras 3.400 pessoas indiretamente, considerando a média de interações dos beneficiários diretos com terceiros, que acessam os alimentos produzidos nas hortas por meio doação e comercialização. Atualmente, existem 12 hortas, em 7 municípios do Paraná.
Em 2023, o Programa Cultivar Energia ganhou duas novas hortas – a Paraíso Dembinski, em Curitiba, e a Jardim Lolata, em Londrina. Adicionalmente, foram realizadas a revitalização e a ampliação da Horta Comunitária Augusta B, também em Curitiba. O número de famílias participantes subiu para 535. Estima-se que 1.956 pessoas são diretamente beneficiadas pelo Programa Cultivar Energia, e outras 3.912 pessoas indiretamente, considerando a abrangência das ações, a densidade populacional dos bairros e as compras e doações dos produtos realizadas em cada horta.
Em 2024, foram inauguradas novas hortas comunitárias: em Curitiba, a Dembinski II; duas em Siqueira Campos – Novo Horizonte I e Novo Horizonte II; em Almirante Tamandaré – Jardim Roma; em Londrina – Mundo Ideal; e em Foz do Iguaçu – Vale do Sol.
A Horta Semear, a primeira que envolve uma parceria com uma empresa privada, a Invescon, em Curitiba, também está com os canteiros prontos para iniciar o funcionamento.
Atualmente, há 23 hortas instaladas e produtivas em nove municípios do Paraná – Maringá, Curitiba, Ponta Grossa, Cascavel, Francisco Beltrão, Londrina, Umuarama, Almirante Tamandaré e Foz do Iguaçu – e outras novas hortas em processo de instalação em Apucarana, Londrina, Curitiba e São José dos Pinhais.
Empregados da Copel também apoiam o programa adquirindo os produtos produzidos nas hortas em grupos de compras solidárias organizados semanalmente em Maringá, na sede do KM3 e no Polo Smart Copel, em Curitiba. Dessa forma, podem conhecer e tornar-se agentes importantes na manutenção do programa, consumindo os produtos e estimulando os pequenos produtores. Os benefícios se estendem assim às comunidades, empresa e empregados de forma sustentável e continuada.