Programa de Integridade
O Programa de Integridade da Copel tem por finalidade o correto tratamento aos desvios éticos e de conduta e principalmente a implementação de medidas anticorrupção adotadas para prevenção, detecção e remediação de atos lesivos à empresa, que envolvam, por exemplo, a ocorrência de suborno, propina, conflito de interesses, fraudes em processos de licitação e pagamentos, entre outros.
O Programa está totalmente alinhado aos valores da Companhia e foi estabelecido tendo como base as orientações da Controladoria-Geral da União – CGU, órgão federal que é referência na promoção de ética e integridade. Com práticas bem definidas, o Programa se destina a todos os empregados, fornecedores, terceirizados, estagiários, prestadores de serviços e contratados.
Para cumprimento de sua função, o Programa está fundamentado em 5 pilares que, de forma interdependente, sustentam o desenvolvimento e aperfeiçoamento constante de todos os mecanismos adotados. Cada pilar oferece ao programa a estrutura necessária para que seja instituída dentro da Copel a cultura de ética e integridade, que é o objetivo principal do Programa.
A gestão do programa é realizada pela Diretoria de Governança, Risco e Compliance e a aplicação dos mecanismos envolve todas as áreas da empresa, que, de acordo com suas especialidades, garantem o adequado funcionamento e aprimoramento das práticas implementadas.
Pilares do Programa
1. Liderança e estrutura
Amplo suporte e comprometimento da alta direção para a criação da cultura de ética e integridade na companhia, garantindo a eficiência das ações e continuidade do programa.
2. Análise de riscos
Identificação e avaliação periódica de potenciais riscos de integridade aos quais a companhia está sujeita, visando a criação de medidas de prevenção.
3. Políticas e procedimentos
Estabelecimento formal de diretrizes e normativas que orientem a conduta das partes interessadas em relação aos temas de integridade e implementação de ações que assegurem a gestão dos riscos de modo eficaz.
4. Comunicação e treinamentos
Estratégia de divulgação e capacitação periódica e efetiva sobre os principais mecanismos do programa e temas relacionados à ética e integridade, garantindo acesso às diretrizes e normativas atualizadas.
5. Monitoramento do programa
Avaliação contínua da efetividade do programa, com implementação de ações de aprimoramento e correções que garantam interrupção de irregularidades, remediação dos danos e aplicação de medidas disciplinares adequadas e isonômicas.