Auditoria Interna
A Auditoria Interna da Copel tem como objetivo desenvolver com independência e objetividade a prestação de serviços de avaliação e consultoria a fim de adicionar valor e contribuir para o alcance dos objetivos corporativos, por meio da aplicação de uma abordagem sistemática e disciplinada contribuindo para a melhoria da eficácia dos processos, do gerenciamento de riscos, dos controles internos e da governança corporativa, assessorando o processo decisório nos diversos níveis hierárquicos da Companhia.
O artigo 30, VIII, do Estatuto Social, define como uma das competências do Conselho de Administração aprovar o plano anual dos trabalhos de auditoria interna com apoio do Comitê de Auditoria Estatutário. Dentre as principais atribuições da Auditoria Interna estão:
- desenvolver e executar o Plano Anual de Auditoria da Empresa, abrangendo a corporação Copel, suas unidades de negócio e participações;
- executar trabalhos de auditoria demandados pelo Conselho de Administração, Comitê de Auditoria Estatutário e Diretorias da Companhia.
- submeter à alta administração e ao Comitê de Auditoria Estatutário e Conselho de Administração, um plano de auditoria com base em riscos para revisão e aprovação;
- realizar o acompanhamento das descobertas e ações corretivas e reportar periodicamente à alta administração e ao Comitê de Auditoria Estatutário quaisquer ações corretivas não implementadas com eficácia;
- garantir que os princípios de integridade, objetividade, confidencialidade e competência sejam aplicados e cumpridos.
A Auditoria Interna na Copel conquistou a Certificação Internacional de Quality Assessment em 28.03.2019, concedida pelo Instituto dos Auditores Internos do Brasil (IIA Brasil), que representa o Institute of Internal Auditors (IIA Global) no Brasil. A certificação internacional atesta o uso das melhores práticas globais e a conformidade com os padrões internacionais para a prática profissional da auditoria interna.
Até a transformação da Copel em corporação e consoante ao disposto no art. 13, inciso X do decreto 8.945, de 27 de dezembro de 2016 (assegurada a proteção das informações sigilosas e das informações pessoais, nos termos da Lei nº 12.527/2011), a Auditoria Interna da Copel divulgava seus Relatórios Anuais de Atividades (RAINT) no sítio eletrônico da empresa de forma permanente e cumulativa, desde o ano de 2017, com o objetivo de dar transparência às principais atividades realizadas.
Observação: nos relatórios, a referência à ‘Copel Corporativo’ se refere a processos corporativos que abrangem, de forma geral, a Copel, suas unidades de Negócio e Controladas 100%.