O Desafio Copel da Sustentabilidade é um projeto inovador com o objetivo de conhecer e mapear indicadores sociais e ambientais das instalações da Empresa, bem como promover temas da sustentabilidade, os ODS e os 10 Sensos do Programa de Qualidade, engajando os empregados, utilizando mecanismo e dinâmicas de jogos (gamificação) para engajar os empregados na resolução de problemas e atuação em prol de temas relativos à sustentabilidade.
Desta forma, a intenção é que as decisões tomadas dentro do ambiente de trabalho sejam sempre norteadas pelo conceito de sustentabilidade, de forma multidisciplinar.
Como funciona:
As instalações da Companhia foram divididas entre seis Delegações: Cascavel, Centro-Sul, Curitiba, Sede, Maringá e Londrina; obedecendo o critério de localidade, como já ocorre nos Jogos Internos esportivos promovidos pela Empresa. Os desafios foram divididos em 3 modalidades:
1) Fixos: de medição e comparação de dados nas esferas social e ambiental (ecoeficiência) entre instalações participantes;
2) Livres: os empregados criam equipes a sua escolha e propõem ações obrigatoriamente relacionadas aos ODS e aos 10s, a serem cumpridas até o final do período estabelecido;
3) Instalação Mais Sustentável: o espaço com a maior quantidade de itens sustentáveis.
Na primeira edição do Desafio, participaram todas as instalações da Copel com mais de 20 empregados, totalizando 49 unidades: 82% do quadro da empresa. Além disso, 411 pessoas competiram nos desafios livres, com propostas criativas que extrapolaram o contexto interno” ao envolver a comunidade local, instituições públicas e organizações não governamentais. Os resultados da primeira edição do Desafio superaram as expectativas da Companhia e estão disponíveis no relatório do desafio.