new window.VLibras.Widget('https://vlibras.gov.br/app');

A+

A-

Perdas Energéticas

As perdas de energia podem ser traduzidas como a energia elétrica gerada que passa pelas linhas de transmissão (Rede Básica) e redes da distribuição, mas que não chega a ser comercializada, seja por motivos técnicos ou comerciais.

Conceitos

As perdas técnicas são inerentes à atividade de distribuição de energia elétrica, pois parte da energia é dissipada no processo de transporte, transformação de tensão e medição em decorrência das leis da física. Essas perdas, portanto, estão associadas às características de carregamento e configuração das redes das concessionárias de distribuição. Os montantes de perdas técnicas são normalmente divididos pela energia injetada, que é a energia elétrica inserida na rede de distribuição para atender aos consumidores, incluindo as perdas.

Já as perdas não técnicas, apuradas pela diferença entre as perdas totais e as perdas técnicas, têm origem principalmente nos furtos (ligação clandestina, desvio direto da rede), fraudes (adulterações no medidor ou desvios), erros de leitura, medição e faturamento. Essas perdas de furtos e fraudes, também denominadas popularmente de “gatos”, estão em grande medida associadas à gestão da concessionária e às características socioeconômicas das áreas de concessão.

Critérios

Para apuração das perdas totais da Companhia, são levados em conta os relatórios de medição com a carga de contratação e fronteira da distribuidora, a injeção de energia não modelada na CCEE e os relatórios de consumo de energia extraídos do sistema interno de gestão de consumidores (CIS).

As perdas globais de energia da Companhia podem ser consultadas nos relatórios anuais da Copel. A Copel Distribuição mantém um Programa de Combate às Perdas não Técnicas que consiste em várias ações que objetivam reduzir ou manter o nível atual de perdas não técnicas, por meio das seguintes ações:

  • Aperfeiçoamento das ações de combate ao Procedimento Irregular, melhorando a performance das inspeções.
  • Investimentos destinados a disponibilização e aquisição de ferramental e equipamentos para inspeção.
  • Elaboração e execução de treinamentos específicos e reciclagem relacionados a perdas comerciais.
  • Realização de inspeções, tanto na Média como na Baixa Tensão.
  • Notas educativas na imprensa e mensagens na fatura.
  • Mapeamento constante da situação das ligações clandestinas na Copel, por meio da identificação das áreas e da quantidade de famílias com ligações clandestinas.
  • Operações conjuntas com a Polícia Civil e Ministério Público;
  • Abertura de inquérito policial nas regiões onde constatados números expressivos de procedimentos irregulares.

Monitoramento

As prospecções, para a realização das inspeções, são feitas através da utilização das informações disponíveis no cadastro das unidades consumidoras, instalação de medição fiscal e da análise de nichos de fraudadores instalados nas diversas classes de consumo.

O processo de revitalização e modernização dos equipamentos que compõem a rede da distribuidora, por meio de programas como o Paraná Trifásico e o Redes Elétricas Inteligentes, também visa contribuir para a redução das perdas. A consolidação destes projetos trará gradual resultados dentro do horizonte dos próximos cinco anos.

Já no negócio de geração as perdas são auferidas entre as instalações de interesse restrito do gerador e a fronteira da sua conexão com os sistemas de transmissão e distribuição, as perdas do sistema de transmissão são objeto rateio adicional específico entre os geradores, distribuidores e consumidores conectados à Rede Básica.

Em que pese esteja sujeita ao despacho centralizado de geração realizado pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico – ONS, a Copel Geração e Transmissão monitora constantemente as perdas auferidas nas instalações de interesse restrito dos seus empreendimentos para garantir que se encontram dentro dos padrões técnicos adequados, atuando sempre que necessário para garantir a maior eficiência possível.

Estas informações sobre a efetividade das inspeções são publicadas anualmente nos relatórios da administração e estão disponíveis na Central de Resultados.