O Programa Mais que Energia foi concebido pela Copel Distribuição visando aprimorar a qualidade do atendimento social por meio do apoio a projetos voltados a públicos específicos, através de instituições sociais e/ou de ensino, sem fins lucrativos, que abordem no mínimo um dos seguintes temas:
- educação e inclusão social;
- segurança de ambientes para atendimento ao público específico;
- acessibilidade;
- saúde e qualidade de vida; e
- treinamento e capacitação de profissionais para atender a público específico.
1º Projeto vinculado ao Programa: Pessoas surdas e surdo cegas
Conclusão 2020
Em pesquisa de opinião realizada em 2011 com clientes PCD (Pessoas com Deficiência) foi constatado que as pessoas surdas se consideram pouco prestigiadas por ações sociais e empresariais, uma vez que grande parte deste contingente é fluente apenas em Libras e não compreende a língua portuguesa.
Esses dados foram utilizados para subsidiar a estruturação do primeiro projeto vinculado ao programa, como uma oportunidade de apoiar as instituições e escolas que atendem este público com o intuito de ampliar/adequar a estrutura para melhoria dos processos de capacitação, formação e desenvolvimento da comunicação plena das pessoas surdas e surdo-cegas por meio da abordagem de temas como educação e inclusão social, segurança de ambientes para atendimento, acessibilidade e saúde visando a melhoria na qualidade de vida dessas pessoas.
Recursos para o primeiro projeto
Oriundos da linha de Investimentos Sociais de Empresas (ISE) do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
Processo de Seleção de Projetos
Para garantir a transparência no processo, a seleção das instituições ocorreu por meio da Chamada Pública Copel DIS Nº 01/2015. Quatro instituições foram selecionadas e classificas conforme critérios definidos no item 8 do Edital, a saber:
- Colégio Estadual para Surdos Alcindo Fanaya Júnior;
- Associação de Educação Familiar e Social do Paraná – EPHETA;
- Associação de Pais e Amigos de Surdos – APÁS; e
- Associação Batista de Ação Social de Curitiba – ABASC
Os projetos foram atendidos na ordem decrescente da pontuação obtida, até que os recursos disponíveis fossem esgotados.
Colégio Estadual para Pessoas Surdas Alcindo Fanaya Júnior
O projeto apresentado pelo Colégio Alcindo Fanaya Júnior teve a maior pontuação na análise qualitativa e recebeu melhorias nas instalações e nas áreas externas da instituição, além da implantação de um parque adaptado. Com a finalização das obras e melhorias, a estimativa é de que o público beneficiado pelas melhorias passe de 450 pessoas para 730 pessoas.
Associação Batista de Ação Social de Curitiba (ABASC)
O projeto apresentado pela instituição previa a aquisição de móveis e equipamentos a fim de estruturar uma sala de atividades para os alunos do “Projeto Eficientes”, que também contempla atividades teatrais, de dança, de integração social, orientação jurídica, produção de vídeos educativos para uso dos alunos, confraternizações e jornal informativo para surdos. A ABASC também recebeu mesas de estudo, cadeiras, Smart TV, câmeras digitais e notebooks.
2º Projeto vinculado ao Programa: Qualificação profissional de mulheres
A fim de dar continuidade ao objetivo principal do Programa que é de contribuir para a melhoria da qualidade do atendimento social e/ou educacional de públicos específicos, foi dado início em 2023 ao planejamento do segundo projeto, voltado ao atendimento às mulheres.
Objetivo
Realização de cursos de qualificação profissional de mulheres, visando reinseri-las no mercado de trabalho, contribuindo com o empoderamento financeiro e psicológico, após a pandemia do Corona vírus.
Público-alvo
Instituições sociais que atendem mulheres, chefes de família em situação de vulnerabilidade e/ou risco social.
Abrangência
Todos os municípios da área de concessão da Copel.
Temas orientadores do Projeto
Cursos de qualificação profissional de mulheres, visando seu aperfeiçoamento para retorno ao mercado de trabalho.
Forma de atendimento
Por meio do cadastramento via Chamada Pública por instituições sociais, sem fins lucrativos, que prestam atendimento a esse público específico.
Metodologia a ser adotada para o desenvolvimento dos cursos:
- Aquisição de material didático;
- Aquisição de materiais para a realização de cursos de qualificação profissional em diversas áreas como: cabelereiro, maquiagem, manicure e pedicure, informática básica e intermediária, corte, costura e modelagem, aproveitamento de alimentos, cuidador de idosos, pintura predial, entre outros indicados pela instituição;
- Contratação de instrutores e/ou empresa qualificada.
Origem dos Recursos
Para esse segundo projeto, os recursos serão próprios da Copel Distribuição.
Forma de seleção dos Projetos
Por meio de Chamada Pública específica, com previsão de lançamento no primeiro trimestre de 2024.
Correlação com os ODS
As ações do Programa Mais Que Energia estão diretamente alinhadas com os ODS 4, 8, 9, 10, 11, 16 e 17