new window.VLibras.Widget('https://vlibras.gov.br/app');

A+

A-

Confiabilidade de Energia

Os indicadores de confiabilidade dos sistemas de distribuição e de transmissão de energia são acompanhados respectivamente pela Copel Distribuição e pela Copel Geração e Transmissão.

Confiabilidade na Distribuição de Energia

No segmento de distribuição de energia, os estudos de confiabilidade iniciam na atividade de planejamento de redes de distribuição segmentando em sistema de distribuição de média tensão e sistema de distribuição de alta tensão. Para fins destes estudos, na média tensão são utilizados dados de consumo e demanda dos clientes, dados de crescimento de mercado e de medições de subestações, já na alta tensão são utilizados dados da média tensão e informações fornecidas por órgãos do setor elétrico como o Operador Nacional do Sistema (ONS) e a Empresa de Pesquisa Energética (EPE).

Diversos estudos são conduzidos e elaborados em conjunto com esses órgãos. Considerando o crescimento vegetativo de determinada região, são realizadas simulações computacionais das redes de distribuição e planejadas obras sistêmicas para suprir a demanda de energia dos consumidores.

Na Copel, a operação das redes de distribuição pauta-se pela confiabilidade no fornecimento de energia elétrica utilizando sistemas informatizados e profissionais qualificados para garantir a disponibilidade do sistema elétrico, coordenar o restabelecimento e otimizar as equipes de manutenção e serviços.

O órgão regulador exige que as distribuidoras mantenham um padrão de continuidade, definindo limites de indicadores coletivos de continuidade: Duração Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora (DEC) e Frequência Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora (FEC).

A gestão do indicador DEC consiste na constante adoção de políticas de disponibilidade de equipes, provisão de interligações entre os circuitos visando à célere recomposição, além dos benefícios colhidos indiretamente por meio das ações voltadas ao indicador FEC, uma vez que não ocorrendo desligamentos não existe duração.

Já a gestão do FEC tem como base a adoção de políticas preventivas visando evitar o desligamento de grandes blocos de carga. Estes dois indicadores de confiabilidade de energia elétrica fazem parte do conjunto de indicadores da Copel Distribuição e estão diretamente ligados ao indicador corporativo “Índice de Satisfação dos Clientes”.

Confiabilidade Total 

O Programa Confiabilidade Total visa reforçar a confiança dos consumidores nos serviços da Copel, trabalhando com quatro pilares: comunicação clara, automação, subestação e redundância. Por meio da integração dos quatro fundamentos, tem como objetivo reduzir a duração das interrupções de energia, bem como a quantidade de vezes que elas ocorrem; maior assertividade no envio das equipes de manutenção quando necessárias; aumento da segurança operacional devido à melhoria do sistema de comunicação; e a implantação de sistemas de reconfiguração automática da rede.   

Confiabilidade na Transmissão de Energia

No segmento de transmissão de energia, a Copel apura mensalmente o valor da Parcela Variável (PV) subsidiado pelo indicador corporativo “Desconto da Parcela Variável (PV)”, medido em %.

A PV representa o valor deduzido da Receita Anual Permitida (RAP) caso a disponibilidade das instalações de transmissão sob responsabilidade da empresa não tenha ocorrido de forma plena no período, devido a desligamentos programados ou não, com impacto na prestação dos serviços de transmissão de energia.

O Desconto da Parcela Variável é inversamente proporcional à Disponibilidade e reflete a qualidade da prestação do serviço público de transmissão de energia. Ou seja, quanto menor for o desconto apurado no período, maior foi a disponibilidade e, portanto, melhor terá sido a qualidade da prestação do serviço.

 

AnoParcela Variável Determinada¹ (%)Disponibilidade Determinada² (%)SAIDI³ (em horas)
20210,6398,14162,95
20221,0098,04171,89
20230,8599,908,40

1 Porcentagem de desconto no pagamento base Receita Anual Permitida

2 Disponibilidade anual de transformadores de rede básica

3 As empresas de transmissão de energia do Brasil não controlam a confiabilidade do sistema por meio do SAIDI. Porém, é possível calcular o SAIDI para a parcela do Sistema Interligado Nacional (SIN) controlada pela Copel, convertendo o índice de disponibilidade referente às nossas linhas de transmissão em indisponibilidade (1 – disponibilidade) e multiplicando o resultado pela quantidade de horas em um ano.