Controles Internos
A Copel, sociedade de economia mista que integra a Administração Indireta Estadual, também é uma sociedade anônima de capital aberto, com ações negociadas nas bolsas de valores, sujeita ao cumprimento de um extenso conjunto de leis e regulamentos, nacionais e estrangeiros, entre eles o de constituir formalmente uma estrutura de gestão de riscos, compliance e controles internos, seguindo os critérios estabelecidos no framework do COSO 2013 – Estrutura Integrada, elaborado pelo Committee of Sponsoring Organizations of the Treadway Commission, organização americana que tem entre seus principais objetivos: integrar requisitos de transparência e confiança nos relatórios financeiros das empresas, apoiados em exigências de ética e efetividade em seus controles internos.
Segundo o COSO, o “controle interno é um processo conduzido pela estrutura de governança, administração e outros profissionais da entidade, e desenvolvido para proporcionar segurança razoável com respeito à realização dos objetivos relacionados a operações, divulgação e conformidade.”
Auditoria
A auditoria é uma atividade independente que tem como objetivo a avaliação e melhoria da eficácia dos processos, do gerenciamento de riscos, controle e governança da organização.
Alinhada às melhores práticas de Governança Corporativa e determinações legais, a Copel conta com uma estrutura especifica voltada a trabalhos de Auditoria Interna e também com a avaliação externa e independente de empresa especializada em trabalhos de auditoria – Auditoria Externa.
Certificações
A Copel, alinhada às melhores práticas de governança do mercado, busca aprimorar constantemente seus processos e acreditá-los junto às entidades competentes, no sentido de dar transparência e credibilidade ao seu modelo de gestão corporativa.
Ouvidoria
A empresa tem atuação autônoma, transparente e independentes na defesa dos direitos do cliente/consumidor insatisfeito com os serviços prestados.
Também recebem e encaminham manifestações de elogio, esclarecimentos, reclamações e/ou denúncias que envolvam a Copel.
O prazo para resposta é de 10 dias úteis e as informações são confidenciais e anônimas.
Conta atualmente com o seguinte canal:
e-mail: ouvidoria@copel.com
Correspondências e atendimento pessoal:
Rua Prof. Brasílio Ovídio da Costa, 1.703
Santa Quitéria – Curitiba – Pr.
Canais de Denúncia
Na Copel, as denúncias sobre fraudes, irregularidades, orientações sobre a conduta ética e assédio moral são tratados por diferentes canais e por processos específicos. Em todos eles há o compromisso da Companhia na condução do assunto de acordo com os preceitos de cada canal.
Veja em qual canal a sua situação se enquadra.
Compliance
Em decorrência do alto nível de regulação do mercado de energia elétrica e do elevado grau de transparência exigido em razão da abertura de capital nas Bolsas de Valores, mesmo antes das determinações constantes nas legislações específicas, a Copel já havia instituído rigorosos mecanismos de controles internos, normativas e procedimentos que, entre outras aspectos, visam assegurar a conformidade no cumprimento de regras estabelecidas e a prevenção de atos de corrupção.
As ações realizadas passaram a ser coordenadas em conjunto a partir da criação da Diretoria de Governança, Risco e Compliance e da publicação do Programa de Integridade da Copel, no ano de 2017. A partir da organização adequada, definição de objetivos específicos e da concentração de esforços, o Compliance ganhou força dentro da Companhia.
Em função da nova estrutura, nos anos seguintes foi possível implementar novas medidas e aprimorar mecanismos, o que resultou no reconhecimento de instituições de prestígio na área de Compliance:
- Transparência Internacional TRAC Brasil
- Empresa mais aderente à Lei das Estatais – FGV
- Melhor governança do Brasil dentre as empresas estatais – Programa
Destaque em Governança das Estatais da B3 - Selo Empresa Pró-Ética 2018-2019
Todo o histórico do Compliance na Copel pode ser observado na página inicial da seção de Integridade.
Partes Interessadas
A Copel realizou o mapeamento das partes interessadas (stakeholders) com base na metodologia da AA 1000.
O critério considerou o grau de impacto e influência (impactado, fortemente impactado, impactando e focado em valor), onde os stakeholders foram representados nas áreas de sombreamento da ilustração, conforme o nível de relacionamento com a organização.
Além do meio ambiente os públicos considerados prioritários são os acionistas, clientes, comunidades, concorrentes, empregados e fornecedores.
Conheça os principais canais de relacionamento.