new window.VLibras.Widget('https://vlibras.gov.br/app');

A+

A-

Confiabilidade Total

Iniciado em 2020, o Projeto Confiabilidade Total foca na utilização de novas tecnologias para operação do sistema de distribuição, abrangendo: a melhoria da comunicação com as equipes de campo, a automação de todos os equipamentos especiais, a implantação de subestações (SEs) ou estações de chaves (ECs) em todos os municípios, a eliminação de radialidades pela implantação de transferência automática em todas as subestações e a implantação de reconfiguração autônoma (self-healing) nos alimentadores onde for possível. 

Desta forma o projeto estabelece um novo patamar de segurança e eficiência operacionais para a operação de sistema de distribuição, diversificando e aprofundando a digitalização de processos de negócio. Além dos mais de 15 mil novos pontos automatizados a serem implantados, haverá uma remodelagem dos processos anteriormente citados. 

Foram ativadas 21 novas estações repetidoras de VHF (do inglês, Very High Frequency), reduzindo as áreas de sombreamento da comunicação com as equipes existentes, aspecto que confere mais segurança à força de trabalho e à comunidade e acelera o atendimento nestas áreas. Com este mesmo objetivo, embora de forma complementar, foi concluído o processo licitatório e assinado o contrato para a utilização de terminais de comunicação via satélite, provendo comunicação nas áreas remanescentes de sombreamento de VHF, extinguindo por completo as regiões sem comunicação entre as equipes de campo e o centro de operação. 

Mais 13 municípios passaram a contar com subestações e estações de chave própria, reforçando o sistema de distribuição na capilaridade das localidades atendidas, aspecto que agrega resiliência ao provimento de energia e por consequência propicia desenvolvimento de atividades econômicos de maior agregação de valor. Como vetor destes mesmos objetivos, outros 16 municípios tiveram suas SE ou EC retiradas da radialidade, passando a dispor de uma segunda fonte de alimentação. Foram automatizados novos 1238 equipamentos, adicionando eficiência e flexibilidade na operação e recomposição da rede de distribuição de toda região de atendimento. 

Foram reconfigurados 44 circuitos que possuíam mais de 5.000 consumidores ligados, reduzindo os impactos de manobras, obras e outros eventos na rede. Além da implantação de reconfiguração autônoma em 137 circuitos com mais de 3.000 consumidores, levando a estas localidades um restabelecimento de energia mais rápido e trechos de isolamento de defeito consideravelmente menores.

GRI EU23