A Copel Distribuição realiza Programas de Monitoramento da Fauna, conforme enquadramento do empreendimento na legislação ambiental. O Programa tem como objetivo monitorar grupos da fauna ao longo do tempo, contemplando as fases pré-obra, instalação e operação.
O monitoramento é realizado por equipe composta por um especialista para cada um dos grupos de fauna: mastofauna, avifauna, herpetofauna e meliponídeos. Os estudos são realizados através de coletas de dados em campo, que utilizam métodos específicos de coleta e captura para cada grupo. Os estudos são periódicos, acontecendo em intervalos sazonais.
Os resultados fornecem respostas sobre os impactos à fauna decorrentes da obra em questão, podendo também gerar dados aplicáveis para outros empreendimentos da mesma categoria. Além disso, o monitoramento é importante para a definição de medidas ambientais relativas à fauna.
No caso das Linhas de Distribuição de Alta Tensão, um dos impactos apontados é o risco de colisão das aves com os cabos, que depende de fatores como a presença de áreas ambientalmente sensíveis e a ocorrência de espécies suscetíveis à colisão.
Uma medida realizada pela Copel DIS é a instalação de sinalizadores de avifauna, que tem o objetivo de melhorar a visibilidade dos cabos, para que as aves não colidam. Posteriormente à instalação destes sinalizadores, podem ser realizados estudos que analisem a eficácia da medida e o comportamento das aves em relação aos cabos, juntamente com o Programa de Monitoramento de Fauna.