Programa de Compensações Florestais foi desenvolvido com base em requisitos prévios para estabelecimento do planejamento e gerenciamento das atividades, buscando a melhoria contínua do processo, com os seguintes objetivos:
- Atender aos normativos legais, aos Programas de Compensação Florestal e a outras exigências relacionadas com destinação e/ou recuperação florestal de áreas que visem compensar os impactos da supressão vegetal para a instalação/operação de empreendimentos, previstos nos estudos ambientais e/ou nas condicionantes ambientais do licenciamento dos mesmos;
- Compensar a supressão vegetal para implantação/operação dos empreendimentos da Companhia buscando a restauração de processos ecológicos de áreas relevantes;
- Buscar melhorias nos processos de restauração, otimizando custos e prazos, e,
- Contribuir para preservação de serviços ecossistêmicos de suporte e regulação prestados pelas áreas conservadas/restauradas.
Focando no aspecto ambiental, as ações de compensação florestal têm como principal benefício manter ou recuperar áreas na mesma proporção ou em proporção superior às áreas afetadas pela supressão vegetal necessária para a implantação ou operação dos empreendimentos.
É importante destacar que os estudos ambientais realizados buscam sempre direcionar para supressão vegetal as áreas mais antropizadas, evitando áreas legalmente protegidas, como Unidades de Conservação, Reservas Legais e Áreas de Preservação Permanentes.
Por outro lado, para a definição das áreas para compensação florestal, no caso das ações que buscam manter ou conservar uma área, são elencadas aquelas que apresentam melhores condições ambientais e, posteriormente, muitas dessas passam a contar com medidas de proteção como a averbação em matrícula.
Já para os plantios compensatórios, via de regra, prioriza-se a conexão entre fragmentos florestais, podendo servir como corredores ecológicos.
Na execução de plantios compensatórios ou com fins paisagísticos, a Companhia prioriza o uso de espécies nativas dos ecossistemas locais. A lista das espécies de flora nativa utilizadas nos projetos de compensação florestal da Copel GeT pode ser acessada aqui.