A Copel Distribuição realiza Programas de Afugentamento e Resgate de Fauna na implantação de Linhas de Distribuição de Alta Tensão. Estes Programas são realizados quando há o corte da vegetação nativa em fragmentos florestais, em decorrência da implantação da Linha, seja pela implantação de torres ou pela necessidade de abertura de faixa de segurança ou servidão. Para a execução do programa, é obtida uma Autorização Ambiental de Fauna.
Os programas são executados por uma equipe capacitada, que utiliza técnicas de manejo de fauna, com protocolos de segurança. É preferível que o animal fuja das áreas afetadas por conta própria, sendo realizadas medidas de afugentamento para isso. O animal é resgatado quando não tem condições de fugir sem auxílio. Após o resgate, os animais em boas condições de saúde são soltos em áreas seguras, caso necessário, ocorre atendimento veterinário. Nos casos em que não há possibilidade de retorno à natureza, encaminha-se para instituições especializadas.
São realizadas palestras e reuniões com a equipe da implantação da obra, para explicar a importância da fauna e da execução do programa. Busca-se que os colaboradores prezem pela preservação da fauna em suas rotinas de trabalho.
A Copel Distribuição vem realizando medidas para diminuir a necessidade de supressão em vegetação nativa, desde a concepção do projeto até a instalação do empreendimento. Entre estas medidas, podem ser citadas: o desvio do traçado de linhas de áreas de vegetação nativa na fase de projeto, o alteamento de torres e o lançamento de cabos sem a necessidade de abertura de faixa, como por meio de drones. Desta forma, é minimizada a necessidade do afugentamento e resgate da fauna, sendo previstas ações localizadas apenas nas áreas em que a supressão não pôde ser evitada.