
Os programas de monitoramento da fauna têm como objetivo estudar os grupos animais que ocorrem em uma determinada região ao longo do tempo, fornecendo informações relevantes sobre sua biologia, comportamento, abundância e diversidade, dentre outros dados. A Copel Geração e Transmissão realiza Programas de Monitoramento da Fauna conforme as exigências do processo de licenciamento ambiental. Nesse contexto, contribui para a avaliação dos impactos dos empreendimentos sobre a fauna silvestre antes, durante e após sua implantação.
O monitoramento é realizado por equipe composta por especialistas em cada um dos grupos de fauna a serem estudados, que em geral são: mastofauna, avifauna, herpetofauna e meliponídeos. Os estudos são realizados por meio de campanhas de campo sazonais, que utilizam métodos de captura, registros e análises específicos para cada grupo.
Os resultados desses estudos ajudam a compreender os impactos à fauna decorrentes da obra em questão, podendo também gerar dados aplicáveis para outros empreendimentos da mesma categoria. Além disso, o monitoramento é importante para a definição de estratégias e medidas ambientais que possam ser aplicadas para conservação da fauna local ou regional.
Os relatórios produzidos pelos Programas de Monitoramento da Fauna Terrestre são enviados aos órgãos ambientais solicitantes, de modo que também possam ser úteis para definição de estratégias mais amplas de conservação, em nível estadual e/ou federal. Os dados produzidos por estes programas são também uma excelente contribuição ao meio acadêmico e científico.


