Programa Copel Solar
Em mais uma iniciativa pautada na agenda ESG e no atendimento aos clientes, a Companhia investe desde 2023 em um serviço de oferta de energia renovável local, por meio de fonte solar, de modo cooperativo.
A Copel implanta usinas solares no Paraná no modelo de geração distribuída compartilhada, oferecendo a determinados consumidores — especialmente pequenos negócios — a possibilidade de economia nos custos.
A geração das usinas solares instaladas pela Copel será rateada e creditada aos consumidores participantes do projeto, reunidos por meio das cooperativas Copel Solar/Nex e Copel Solar/Nextron. O crédito da energia será abatido da conta da Copel Distribuição, reduzindo o valor da fatura. O valor referente à participação no projeto será pago diretamente à cooperativa.
Dentre as vantagens desse modelo estão: a absorção dos custos de implantação pela Copel, o aumento na oferta de energia renovável, a redução da emissão de gases de efeito estufa (GEE), o engajamento com a comunidade e o fomento de pequenos negócios.
Além disso, a iniciativa também contempla o apoio à implementação de plataformas comunitárias de comércio e partilha de energia, que permitem aos consumidores se organizarem de forma colaborativa para consumir, compartilhar ou comercializar excedentes de energia renovável. Essa abordagem fortalece a autonomia energética local e estimula práticas sustentáveis e inovadoras.
A Nextron, parceira do projeto, já oferece uma plataforma 100% online para o gerenciamento do próprio consumo, economia, conta de luz e pagamentos de forma integrada.

Para saber mais sobre o Copel Solar acesse os sites: