new window.VLibras.Widget('https://vlibras.gov.br/app');

A+

A-

English

Engajamento das Partes
Interessadas - Dimensão Ambiental

A Política de Sustentabilidade e a Política de Governança Corporativa da Copel estabelecem as diretrizes gerais para o engajamento com as partes interessadas, ressaltando a importância do diálogo e da transparência, a promoção da ecoeficiência, o uso sustentável dos recursos naturais e dos serviços ecossistêmicos.

Alta Administração

Além das responsabilidades legais e estatutárias que estão atribuídas, a Alta Administração da Copel é envolvida na definição e execução de estratégias e diretrizes relacionadas aos aspectos ambientais.

Empregados e Terceirizados

Os empregados próprios e terceirizados devem pautar suas ações pelo Código de Conduta e demais políticas e normas internas que estabelecem diretrizes ambientais.

As Comissões Internas Socioambientais (CISAs) tem como propósito estimular os empregados a participar como multiplicadores de conceitos de sustentabilidade, por meio do desenvolvimento de ações voltadas a questões socioambientais, mediante um trabalho de sensibilização dos públicos interno e externo para o consumo consciente dos recursos naturais e divulgação das ações socioambientais da Companhia.

Por meio das CISAs, são promovidas, ao longo do ano, palestras abordando os grandes temas globais, como: Gestão de Resíduos Sólidos e Consumo Consciente, Impactos Socioambientais dos empreendimentos da Copel e Mudanças Climáticas. As ações das Comissões estão voltadas à promoção da conscientização e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 3; 5; 7; 10; 11; 12; 13 e 17.

Clientes, Comunidades e Sociedade

Para promover o engajamento dos clientes, comunidades e sociedade em geral nas ações contra à mudança do clima e uso consciente de recursos naturais, a Copel promove, durante suas campanhas, ações como o uso de bicicletas e patinetes elétricos, cedidos pela Companhia, de forma a incentivar os clientes a experimentar o uso deste modal alternativo que proporciona a redução de emissões de carbono.

Além disso, são veiculadas campanhas de conscientização sobre eficiência energética nas emissoras de rádio e divulgados vídeos sobre diversos temas ambientais nas plataformas digitais e emissoras de televisão, no intuito de levar informação a todos os públicos.

Fornecedores e Parceiros

O engajamento dos fornecedores é feito por meio de treinamentos e workshops sobre questões ambientais, pela disponibilização do Manual do Fornecedor da Copel e pelas cláusulas contratuais de responsabilidade socioambiental. Todos os parceiros comerciais da Companhia devem seguir as cláusulas de responsabilidade ambiental previstas nos contratos de prestação de serviços e produtos.

O Manual do Fornecedor é entregue aos fornecedores em cada assinatura contratual e dispõe sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), reitera o que se encontra nas cláusulas contratuais de responsabilidade socioambiental, bem como aborda o tema de Mudanças do Clima, em especial o Inventário de Gases de Efeito Estufa, instruindo sobre a importância da elaboração do documento.

Acionistas e Investidores

As ações ambientais da Copel estão alinhadas ao Planejamento Estratégico, à gestão de riscos, à tomada de decisão, à prospecção de negócios e à valoração dos capitais e bens intangíveis da Companhia, engajando e transmitindo confiança aos acionistas e investidores quanto à continuidade dos compromissos assumidos e à importância da participação do Grupo nas plataformas e índices de sustentabilidade empresarial das bolsas de valores.

Seguindo o princípio da transparência, a Companhia divulga seu desempenho ambiental por meio do Relato Integrado, dos relatórios socioambientais e do inventário de gases de efeito estufa.

Órgãos Reguladores e Governos

A Copel, na qualidade de empresa prestadora de serviços essenciais, participa de diferentes ações ligadas às políticas públicas ambientais, desenvolvidas pelas diversas esferas governamentais com o objetivo de melhorar o bem estar da população.

Os serviços prestados pela Companhia estão sujeitos às normas dos órgãos fiscalizadores e reguladores do setor e são debatidas pelos representantes das empresas congêneres, proporcionando a adoção de medidas que satisfazem as necessidades da sociedade e contribuem para a aplicação das melhores práticas ambientais.

Para saber mais, acesse Partes Interessadas da Copel.