Partes Interessadas

A Copel realizou o mapeamento das partes interessadas (stakeholders) com base na metodologia da AA 1000. O critério considerou o grau de impacto e influência (impactado, fortemente impactado, impactando e focado em valor). Assim os stakeholders foram representados nas áreas de sombreamento da ilustração, conforme o nível de relacionamento com a organização. Além do meio ambiente os públicos considerados prioritários são os acionistas, clientes, comunidades, concorrentes, empregados e fornecedores. 

 

mapeamento

Abordagem para o engajamento 

Subsidiárias Integrais

As subsidiárias firmam, com a Copel (Holding), o compromisso de contribuir para a maximização do valor da Companhia de forma sustentável, o que está expresso no Contrato de Gestão entre as partes. As necessidades e a expectativas da Copel são definidas no Planejamento Estratégico, nas reuniões da Diretoria Reunida (Redir) e nas reuniões do Conselho de Administração (CAD). 

Empregados

A Companhia adota diferentes canais de comunicação para se aproximar de seus empregados, mantê-los informados, e identificar as suas necessidades e expectativas, como a Pesquisa Great Place to Work (GPTW) e os Canais Confidenciais (Cadam, COE, Ouvidoria e Canal de Denúncias). Também é disponibilizado ao quadro funcional políticas e processos de desenvolvimento profissional, além de uma remuneração de acordo com o mercado, o que a Copel promove primando pela transparência e equidade nas ações. 

Órgãos Reguladores

No setor de energia, a Copel tem a obrigação legal, perante os órgãos reguladores, de desenvolver suas ações em consonância com normas, regulamentos e a legislação aplicável. No setor de telecomunicações, a Companhia deve executar as atividades em consonância com o respectivo marco regulatório. Periodicamente, a Copel mantém reuniões específicas com os órgãos reguladores, assim como audiências e consultas públicas, juntamente à troca de ofícios, e-mails e visitas de fiscalização e orientação. 

Acionistas e Investidores

Acionistas e investidores são os responsáveis por prover à Copel parte de seus recursos financeiros, a partir dos quais a Companhia pode exercer suas atividades com excelência e estabilidade. Em contrapartida, deve dedicar esforços para gerar valor e retornos para esse público. O relacionamento se dá especialmente por meio da área de Relações com Investidores, que conta com política corporativa própria de atuação. 

Governo

O Governo do Paraná é o acionista majoritário da Copel, posição em que influencia diretamente a estratégia e os negócios da Companhia. O relacionamento da Copel com esse público é direto, por meio da participação de representantes governamentais no Conselho de Administração e no Comitê de Auditoria Estatutário. 

Parceiros

A Copel mantém parcerias de negócios com coligadas e controladas, e as Sociedades de Propósito Específico. A Companhia acompanha o desenvolvimento de suas atividades e desempenho e mantém proximidade, exigindo a adoção das mesmas práticas de gestão em temas como saúde e segurança, cumprimento às legislações trabalhistas e ambientais, atendimento às normas regulatórias, entre outras. 

Clientes e Consumidores

A Copel busca atender às principais expectativas desse público: prover energia com preço baixo, fatura sem erro e atendimento ágil e de qualidade, assim como condições favoráveis para a contratação. Para tanto, uma série de canais online e presenciais está disponível. As manifestações, queixas e reclamações registradas são fundamentais para o mapeamento de oportunidades de aperfeiçoamento dos serviços. 

Comunidades

A cada novo empreendimento, são realizados estudos do meio socioeconômico como parte do processo de licenciamento, com periodicidade que varia conforme a complexidade da obra. Os resultados fundamentam programas socioambientais, que têm como objetivo mitigar e compensar possíveis impactos negativos, bem como sensibilizar as comunidades do entorno. 

Canais de Relacionamento 

Para cada parte interessada, a Copel mantém canais específicos de contato para facilitar o relacionamento entre a Companhia e os públicos interno e externo. 

Conheça os principais canais de relacionamento.