Compromissos Voluntários

A Copel assume perante suas partes interessadas o comprometimento com a responsabilidade ambiental, social e em governança por meio de diversos compromissos voluntários reconhecidos local e mundialmente.

A Companhia está comprometida com o Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU), que tem por objetivo engajar empresas e organizações a adotarem princípios e ações em diversas áreas como: combate às desigualdades, respeito aos direitos humanos, às relações de trabalho, ao Meio Ambiente, combate à corrupção, entre outros.

No Brasil, a Copel integra a Rede Brasil do Pacto Global, participando de seu comitê e de grupos temáticos (ações), nos quais troca experiências e constrói as melhores práticas em parceria com demais empresas e organizações brasileiras.

Compromisso de destaque assumido pela Copel é a Agenda 2030 e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) que pautam grande parte das temáticas às quais a Companhia está engajada e em busca de melhoria contínua. Os ODS têm caráter multidisciplinar e transversal a todos os compromissos voluntários da Copel, assumindo protagonismo nas ações desenvolvidas pela empresa.

barra-colorida-20px

Pacto Global na Copel

O Pacto Global é uma iniciativa da ONU, cujo propósito é engajar as empresas de uma forma efetiva nas áreas de Direitos Humanos, Trabalho, Meio Ambiente e Combate à Corrupção, para que, junto a outros atores sociais, contribuam com a construção de uma economia global mais inclusiva e sustentável.

Para tanto, foram estabelecidos dez princípios, os quais atualmente dialogam diretamente com a Agenda 2030 e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e que devem ser alinhados à estratégia das companhias que aderem ao Pacto Global.

A iniciativa já é considerada a maior do planeta, em termos de Sustentabilidade Corporativa: são mais de 13 mil membros, em 160 países. 

A Copel é signatária desde o seu lançamento, nos anos 2000, pelo então Secretário Geral da ONU, Kofi Annan. Desde então, a Companhia tem permanentemente reafirmado o seu compromisso, por meio do reforço de boas práticas e da elaboração de novas ações, integrada à Rede Brasil: a terceira maior rede de empresas pelo Pacto Global, com mais de 800 membros.

A adesão formal é feita por meio de encaminhamento de uma carta ao Secretário Geral da ONU, em que a empresa declara seu compromisso com a premissas do Pacto Global.

Confira abaixo os dez princípios e os ODS: Princípios do Pacto Global

barra-colorida-20px

A Copel e os ODS

Os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, os ODS, fazem parte da Agenda 2030 – Transformando nosso Mundo. São 17 objetivos para serem atingidos de 2015 a 2030. Um plano de ação para erradicar a pobreza, proteger o planeta e garantir que as pessoas alcancem a paz e a prosperidade.