Copel aborda sustentabilidade na indústria, inovação e infraestrutura em série de vídeos e podcasts

A Copel lança nesta quarta (30) mais um episódio da websérie Energia da Sustentabilidade, dessa vez, abordando o Objetivo do Desenvolvimento Sustentável (ODS) 9, que diz respeito ao fomento da indústria, inovação e infraestrutura. O tema é um dos priorizados pelo setor elétrico, já que o desenvolvimento dessas áreas está totalmente relacionado ao provimento adequado da energia e à necessidade de alternativas sustentáveis de produção. 

Além do vídeo que explica didaticamente o que é este ODS e como ele se relaciona com o setor elétrico, a série traz ainda um podcast com os convidados Cassio Santana da Silva​, diretor de Desenvolvimento de Negócios da Copel, o líder de Projetos em Inovação, Transformação Digital e Sustentabilidade do Observatório Sistema Fiep, Augusto Machado, e o diretor de Operações Tecnológicas do Lactec, Lauro Elias Neto. Ouça aqui.  

O bate-papo reuniu os especialistas para debater temas como a conexão entre inovação e sustentabilidade e de que maneira a indústria está atuando para garantir que o tripé ambiental, social e econômico seja foco de ações para o desenvolvimento sustentável. “Pensando nessas 3 vertentes, a gente avalia como usar bem os recursos hoje com vistas às gerações futuras. E inovar é isso, buscar novos produtos ou processos pensando em como eles gerarão valor para os atores envolvidos com permanência em termos de transformação e geração de impacto”, afirma Augusto Machado. 

Conectado a isso está o setor de energia, primordial para promover a produção e a inovação. Além da abertura de grandes elétricas como a Copel para a inovação aberta, com vistas a absorver novas tecnologias trazidas pelas startups na área de energia, Cassio Santana destaca ainda a necessidade de manter a infraestrutura de redes resiliente e versátil. “Na Copel estamos compondo uma matriz energética complementar. Nascemos especialistas em hidrelétricas e agora estamos investindo em fontes eólicas e em projetos híbridos de geração (incluindo a energia solar). Em momentos de dificuldade, como a crise hídrica que estamos vivendo hoje, essa diversificação é fundamental para garantir o que precisamos suprir.” 

A pesquisa, neste contexto, entra para fazer com que todo o universo de descobertas se conecte com o mercado, tornando-se combustível para a transformação que a indústria 4.0 demanda. “A inovação precisa chegar no setor produtivo, impactando a sociedade”, afirma Lauro Elias Neto. Citando o exemplo dos projetos de pesquisa e desenvolvimento em mobilidade elétrica viabilizados em parceria com a Copel, o diretor do Lactec afirma que as mudanças ditadas pelas tecnologias devem influenciar decisivamente o setor produtivo. “No que se refere aos postos (de abastecimento) do futuro, não significa que teremos necessariamente uma ampliação, mas sim uma substituição. As montadoras podem mudar seus parques e passar a produzir veículos 100% elétricos, e a gente vai se adaptar a isso. E isso traz oportunidades para novos players, como o aproveitamento de tecnologias para produção de energia em condomínios, transferência de energia entre usuários, entre outras oportunidades, e todas vindo de encontro ao princípio da sustentabilidade”, finaliza. 

Energia da Sustentabilidade 

A série de vídeos e podcasts Energia da Sustentabilidade foi lançada em março deste ano pela Copel com o objetivo de aproximar as temáticas dos ODS do público em geral e detalhar aqueles priorizados pelo setor elétrico (ODS 7, 8, 9, 11 e 13). A série faz parte do Programa Educa ODS, uma inciativa da Copel para abordar o tema sustentabilidade em ações desenvolvidas tanto dentro como fora da empresa. 

A cada mês são lançados novos episódios. Enquanto os vídeos trazem didaticamente o que é cada ODS e as ações do setor elétrico relacionadas a ele, o podcast aprofunda a temática com um bate-papo entre convidados especialistas no tema.  

São 7 vídeos e 7 podcasts no total, a serem lançados até setembro, sempre ao final de cada mês. Os conteúdos já publicados podem ser conferidos no canal da Copel no Youtube e nas plataformas de áudio SoundCloud, Spotify, Deezer, iTunes e Google Podcasts. Em todos, procure pela playlist Energia da Sustentabilidade.  

Compartilhe:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja também